topo_cabecalho
Projetos conjuntos entre Brasil e Alemanha recebem até R$ 200 mil

Instituições de ensino superior (IES) brasileiras interessadas em realizar projetos de pesquisa em conjunto com a Alemanha podem inscrever propostas até 18 de junho no programa CAPES/PROBRAL. A iniciativa financia até R$ 200 mil por projeto para apoiar até 30 propostas de mobilidade de docentes e estudantes de doutorado e pós-doutorado.

 

Cada projeto deve prever até quatro anos de atividades, divididos em módulos anuais. A implementação do terceiro e quarto períodos depende de aprovação em uma avaliação das atividades. As ações devem envolver uma parceria entre instituições de ensino superior de cada país; ter caráter inovador, fazendo confluir questões institucionais, regionais e nacionais. Também faz parte dos itens avaliados o aprendizado da língua no país parceiro, assim como as propostas de inovações bilaterais no treinamento e na educação.

 

Cada proposta deverá conter planejamento de atividades em módulos anuais, considerando a duração de até dois anos do projeto, podendo ser renovado por até mais dois anos. O projeto deve iniciar em janeiro de 2019, ter caráter institucional e ser coordenado por docente brasileiro.

 

O programa Probral é resultado da parceria entre a CAPES e o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD).

 

Acesse o Edital nº 13/2018.

 

(CCS/CAPES)


Data: 04/05/2018