topo_cabecalho
Instituto de Estudos Avançados em Comunicações terá sede na UFCG

O Instituto de Estudos Avançados em Comunicações - IECOM - vai construir sua sede no campus na UFCG, em Campina Grande. Amanhã, às 10h, será assinado um convênio pelo Reitor da UFCG, professor Thompson Fernandes Mariz, e o presidente do Instituto, professor Marcelo Sampaio de Alencar (foto), que integra o Departamento de Engenharia Elétrica - DEE, do Centro de Ciência e Tecnologia - CCT / UFCG. A sede terá três laboratórios, um auditório, salas de professores e de leitura.

O IECOM tem por finalidades principais: a promoção da cultura, defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico, principalmente no tocante à ciência e tecnologia nacionais e, em particular, em relação às telecomunicações no País; o incentivo ao voluntariado e à inserção dos estudantes no mercado de trabalho, com oferta de estágios e fomento ao primeiro emprego para os alunos; realização de estudos e pesquisas, desenvolvimento de tecnologia, produção e divulgação de informações e conhecimentos técnicos e científicos que digam respeito às suas atividades.

Outras finalidades são: criação e manutenção do Museu do Futuro, para abrigar informações e objetos históricos, difundir a ciência e a tecnologia, principalmente as telecomunicações, na sociedade e expor as pesquisas, inventos e desenvolvimentos na área; a promoção de cursos, seminários, treinamento, credenciamento de especialistas, cursos ou instituições, oferecimento de bolsas de estudo, fomento ao desenvolvimento de teses e dissertações, oferecimento de consultoria e realização de trabalhos técnicos, publicação de relatórios, artigos e livros em sua área de atuação; a instituição de prêmios e comendas para agraciar os pesquisadores, estudiosos, dirigentes e empresas que demonstrem elevado nível de excelência na área de telecomunicações e a difusão de conhecimento no campo das telecomunicações, por meio de eventos, reuniões, publicações, cursos, premiações e outras atividades técnico-científicas; o intercâmbio e cooperação com outras sociedades científicas de interesses afins.

O IECOM, constituído em 1 de julho de 2003, é uma pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, e duração por tempo indeterminado, com sede no município de Campina Grande, Estado da Paraíba.

Projetos aprovados

O presidente do IECOM informou que a Financiadora de Estudos e Projetos - Finep aprovou, recentemente, três projetos totalizando investimentos na ordem de um milhão de reais. São eles: Canal de Interatividade (para o Sistema Brasileiro de Televisão Digital), Transcodificadores de Vídeo e Middleware de Referência, todos coordenados pelo professor e pesquisador Marcelo Sampaio.

O projeto Canal de Interatividade para o Sistema Brasileiro de Televisão Digital visa a pesquisa de técnicas para transmissão no canal de retorno do Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD), e envolve as Instituições IECOM, UFCG, Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Universidade Federal Fluminense - UFF, e a Fundação para Inovações Tecnológicas - FITec. A equipe que está desenvolvendo a pesquisa é composta por: Fabrício Braga Soares de Carvalho (Chefe), Adolfo Fernandes Herbster, Erik Farias da Silva, Guilherme Arthur Brunet Monteiro, Jerônimo Silva Rocha, Paulo Ribeiro Lins Júnior, Daniel da Costa Uchoa, Danilo Freire de Souza Santos, Maí Correia Rabelo de Vasconcelos, Valdemar Cardoso da Rocha Jr. E Garik Markarian.

O projeto Transcodificadores de Vídeo para o Sistema Brasileiro de TV Digital (TV-SBTVD) é realizado pelo IECOM, UFCG, Unicamp, FITec, Universidade de Brasília - UnB, e Universidade Católica de Pernambuco - Unicap, e tem na equipe os pesquisadores Marcelo Sampaio de Alencar, Francisco Madeiro, Waslon T. A. Lopes, Garik Markarian, Iguatemi E. Fonseca.

Middleware de Referência é um projeto que desenvolve plataforma de programação intermediária para o Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD), e tem a participação do IECOM UFCG, Unicamp, UnB, FITec, e da RCASoft. A equipe é formada por: Pierre Araujo Cabral (Chefe de Equipe), Diego Pedrosa Costa, Petrônio Araújo de Medeiros, Thiago Bandeira Onofre, Ígor Barbosa da Costa, Clarissa Fernanda Correia Lima Loureiro, e Garik Markarian.

O IECOM está fechando um projeto com a Siemens sobre Desenvolvimento de algoritmos de simulação de desempenho de redes UMTS, também coordenado pelo professor Marcelo, que terá a participação da UFCG. A equipe é formada por: Djalma Carvalho, José N. Portela, Katyusco F. Santos, Fabrício Braga Soares de Carvalho, Iguatemi E. Fonseca, Adolfo Fernandes e Marcelo Sampaio.

O IECOM também está fechando convênios com a UFCG, a Siemens, a Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, e a Sociedade Brasileira de Telecomunicacões (SBrT), objetivando a realização de várias pesquisas na sua área de ação.

A diretoria do IECOM está constituída pelos seguintes membros: Ph.D. Marcelo Sampaio de Alencar, Presidente (UFCG, Campina Grande, Brasil), enquanto a vice-presidência é do professor Valdemar Cardoso da Rocha Jr., Ph.D., UFPE, Recife. O Diretor Administrativo é o Dr. Ing. Elmar Uwe Kurt Melcher, da UFCG, e o Diretor de Patrimônio é o D.Sc José Ewerton Pombo de Farias, também da UFCG. A Direção de Engenharia está ocupada pelo D.Sc. Francisco Madeiro Bernardino Jr., da Unicap, Recife, e a Diretora Financeira está sob a responsabilidade da D.Sc Joseana Macêdo Fechine, da UFCG. Na Coordenação Executiva, está o D.Sc. Waslon Terllizzie A. Lopes, da UFCG. O Conselho Fiscal, presidido pelo professor Marcelo Sampaio, tem os seguintes membros: Dr. Ing.,Antônio Marcus Nogueira Lima, Dr.Ing. Benedito Guimarães Aguiar Neto, e o Ph.D. João Batista Queiroz de Carvalho, todos da UFCG, e ainda o D.Sc. Juraci Ferreira Galdino, do Instituto Militar de Engenharia - IME, do Rio de Janeiro, o D.Sc. Marcos Antônio Gonçalves Brasileiro, Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Paraíba - Fapep, de João Pessoa - PB, Brasil, que já integrou o quadro docente do Departamento de Engenharia Elétrica do CCT/UFCG, e o Ph.D. Elvino S. Sousa, da University of Toronto, no Canadá.

Contatos com o presidente do IECOM pelo fone (83) 3310.1410, ou pela página http://www.dee.ufcg.edu.br/~iecom/.


Data: 24/08/2005