Encontro Regional do Fonaprace é aberto na UFCG

Evento segue até essa sexta no Auditório do Centro de Extensão

Debater políticas e diretrizes para implementar ações nas áreas comunitárias e estudantis. Com esse objetivo, foi aberto noite dessa quarta-feira, dia 25, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), o I Encontro Regional Norte/Nordeste do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (Fonaprace).

O evento, que reúne pró-reitores, coordenadores e responsáveis pela assistência estudantil nas instituições federais de ensino superior (IFES), segue até essa sexta, dia 27, no Auditório do Centro de Extensão José Farias da Nóbrega, no campus sede da UFCG.

Durante a abertura, o coordenador de assistência estudantil da UFCG, Gláucio Gomes, saudou os participantes dizendo estar realizado pela instituição sediar o Fonaprace. Na sequência, o coordenador nacional do Fórum, João de Deus, falou da importância do evento para o fortalecimento da luta por mais recursos e suportes, especialmente nesse momento de crise orçamentária e política.

Oriundo de outra cidade e usuário do restaurante universitário, o vice-reitor da UFCG, Camilo Farias, destacou a importância de outras ações de assistência estudantil que vão "além de casa e comida". “Num mundo cada vez mais diverso e repleto de cobranças sociais e pessoais, são necessárias iniciativas primárias do acolhimento à compreensão da realidade individual de cada estudante”, ponderou, solicitando avanços nas reflexões e discussões do Fórum, ideias e ações. “Pensadas por pró-reitores e coordenadores, todos ex-alunos, que essas ações repercutam efetivamente, transformando a realidade”, .

A pró-reitora de Assuntos Comunitários, Ana Celia Athayde, ao fazer um histórico ilustrado da assistência estudantil nacional - da primeira ação, em 1928, com a locação de residência em Paris, até a crise orçamentária e de identidade atual - teceu comentários (e algumas duras críticas) ao atual modelo político adotado - que tornou a assistência um mero plano de sobrevivência. Evidenciando que o orçamento do Pnaes está congelado há quatro anos, considerou o programa nacional frágil diante os órgãos de controle - o que dificulta a gestão e eficiência.

Fonaprace

A programação do I Encontro Regional Norte/Nordeste do Fonaprace inclui palestras, mesas redondas e reuniões de grupos de trabalho que discutirão temas como restaurantes universitários, esportes, avaliação socioeconômica, psicologia, além de políticas públicas e desafios na área. As atividades serão encerradas nessa sexta-feira, dia 27, com a plenária final e a elaboração da Carta de Campina Grande, com metas e prioridades para a Assistência Estudantil.

(Ascom UFCG)

Data: 26/04/2018