Projeto de redução de consumo d’água na UFCG gerou economia de R$ 1 milhão

Sistema foi implantado no campus sede em 2014

Desde que foi implantado em 2014, no campus sede da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), o Projeto de Reestruturação do Sistema de Abastecimento de Água da Prefeitura Universitária já gerou uma economia de R$ 1 milhão aos cofres da instituição.

Na implantação do projeto foi investido cerca de R$ 1,5 milhão, em ações como a construção de novos reservatórios de água e recuperação dos já existentes, execução de uma nova rede de abastecimento, instalação de hidrômetros em cada prédio do campus e a substituição dos vasos sanitários e torneiras por modelos com válvulas de baixo consumo. Além dessas ações infraestruturantes, foram confeccionadas placas alertando para o uso racional da água.

Segundo dados levantados pela equipe da PU, no primeiro ano de instalação do sistema houve uma redução de 50% do consumo de água - 2015 comparando-se com 2014. Já comparando 2017 com 2014, a redução chegou a 70% do consumo.

“Com esses dados, confirmamos nossa expectativa de ter o retorno do investimento em quatro anos e continuamos com nossa política constantes de ações para sanar vazamentos, substituição de aparelhos por outras mais modernos e eficientes, consolidando cada dia mais o sistema implantado”, afirma o engenheiro civil, Antônio Leomar, idealizador do projeto que é fruto da sua dissertação de mestrado em Engenharia Civil.

Sistema de monitoramento remoto

Atualmente, a medição do consumo de água para monitoramento é feita manualmente uma vez por semana. Um novo sistema está sendo desenvolvido pela equipe da Prefeitura juntamente com professores e estudantes dos cursos de Engenharia Civil e Ciência da Computação para realizar o monitoramento remotamente. A expectativa é que o protótipo seja finalizado em maio e esteja em pleno funcionamento no segundo semestre.

“Com o sistema automático nós teremos uma atualização diária e conseguiremos sanar com mais rapidez os vazamentos, avaliar consumos anormais - tanto para mais quanto para menos - e reduzir ainda mais o consumo ou desperdício d’água dentro do campus”, avalia Leomar.

A comunidade acadêmica também pode contribuir informando sobre vazamentos ou falta d’água através do telefone (83) 2101.1561.

Campi fora de sede

Logo após a finalização desse projeto, a Prefeitura Universitária vai viabilizar estudos para implantação do sistema nos campi fora de sede da UFCG.

(Ascom UFCG)

Data: 25/04/2018