Fórum na UFCG debate melhoria do ensino de graduação

Evento segue nesta terça reunindo os coordenadores de ensino e a PRE

Foi aberto na manhã desta segunda-feira, 23, o III Fórum de Graduação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).  O encontro, que se encerra nessa terça, 24, reúne 96 coordenadores de curso, assessores e a equipe da Pró-Reitoria de Ensino (PRE), num debate sobre políticas para a melhoria do ensino de graduação que venham a repercutir, diretamente, nos indicadores acadêmicos institucionais.

O reitor Vicemário Simões abriu o evento, no Centro de Extensão José Farias da Nóbrega, com reflexões sobre o cenário atual da educação no Brasil, a representação das universidades no Conselho Nacional e fez uma interpretação dos dados de acesso, evasão, retenção e egressos, instigando uma maior aproximação da academia com os ensinos Fundamental e Médio - que repercutirá numa melhor qualidade dos futuros universitários.

Ele destacou a necessidade de um foco na sala de aula, no acolhimento e na ajuda aos estudantes que chegam à universidade com deficiência na sua formação básica, refletindo na redução da evasão e retenção. "A nossa SRH promovendo cursos de metodologia do ensino e de relações humanas, certamente, contribuirá para uma reflexão das nossas práticas docentes - repensando os paradigmas e reconfigurando as relações interpessoais", disse.

No mesmo tom, o vice-reitor Camilo Farias também fez reflexões sobre as práticas cotidianas e políticas pedagógicas, flexibilidade curricular e situações clássicas de evasão e retenção. Destacando que "a função do coordenador tem uma dimensão maior, é a mais importante e vai além, extrapola o acadêmico e sente a vivência do aluno na sua totalidade".

Para comentar evasão e retenção, Camilo Farias debruçou-se sobre números divulgados pelo  Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em outubro passado, apontando que, dos mais de 2,9 milhões de eleitores paraibanos, 235 mil (8%) afirmaram  ter curso superior e 148 mil (4,9%) disseram ter iniciado a graduação, mas não concluíram o curso universitário. Também destacou a importância do debate sobre a graduação, em especial, neste momento em que a instituição é liderada por um reitor que foi pró-reitor de Ensino e tem provocado questionamentos, promovido reflexões e instruído políticas e ações nas áreas de ensino e assistência estudantil.

O pró-reitor de Ensino, Alarcon Agra, destacou que o fórum é a Câmara de Superior de Ensino do Conselho Universitário ampliada, "onde políticas de melhoria do ensino de graduação na UFCG serão debatidas e avaliadas por todos os coordenadores de curso - após os grupos de trabalho promoverem discussões pontuais, num diagnóstico e proposições", observou.

(Ascom UFCG)

Data: 23/04/2018