UFCG vai inaugurar usina solar fotovoltaica em Pombal na próxima quinta

Será a primeira usina do gênero instalada em uma instituição pública no Sertão paraibano

Gerar energia sustentável promovendo pesquisa e desenvolvimento. A dupla ação está perto de ser concretizada no Alto Sertão paraibano com a instalação de uma usina solar fotovoltaica na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Pombal. Esta será a primeira usina do gênero instalada em uma instituição pública na região. A inauguração acontecerá na próxima quinta, dia 26, às 9h, durante a realização de um workshop sobre geração distribuída.

A Usina Solar Fotovoltaica da UFCG terá uma capacidade de 30 quilowatt pico (kWp), funcionando com 114 placas solares. O investimento é da ordem de R$ 160 mil. A empresa estima uma economia de R$ 18 mil ao ano com o consumo de energia no campus.

“A utilização de energias renováveis é uma tendência atual, tendo em vista a questão da sustentabilidade. A ideia é que, com o funcionamento, a usina supra boa parte da demanda de energia do campus”, diz o diretor do Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar (CCTA), campus Pombal, professor Anielson Souza.

Para o vice-reitor Camilo Farias, a implementação da usina solar agrega diversos aspectos positivos, além do ambiental. “Você vê aí a importância de uma iniciativa como essa, do ponto de vista educativo, de ensino, pesquisa e porque não dizer extensão, uma vez que a gente recebe alunos de escolas públicas da região. Você ter a oportunidade de ver como uma usina de energia solar funciona, como é instalada, como é feita a manutenção, é uma grande oportunidade. Sem contar que é uma aula de sustentabilidade”, destaca.

A usina deu seus primeiros passos no Fórum do Semiárido de Energia Solar, realizado em 2016 pelo Comitê de Energia Renovável do Semiárido (CERSA), uma organização sem fins lucrativos que busca alternativas para a geração de energias sustentáveis na região.

Durante o evento, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) se comprometeu a lançar um edital voltado a pesquisa e desenvolvimento em instituições públicas, uma vez que parte dos impostos pagos pelas concessionárias de energia elétrica pode ser investido em projetos nessa área.

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) teve seu projeto selecionado pelo edital 21/2016 da ANEEL e a empresa Alsol Energias Renováveis foi definida para fazer a instalação das placas solares no campus da UFCG em Pombal. O local foi escolhido em função da potencialidade na geração de energia solar na região.

Workshop

Como parte da programação de inauguração da Usina Solar Fotovoltaica 30 kWp, a UFCG em parceria com o CERSA, irá promover o “Workshop Geração Distribuída”. O evento será realizado no auditório do CCTA, campus Pombal, a partir das 10h, e contará com a presença de representantes de instituições públicas e privadas que irão debater sobre questões como eficiência energética, energias renováveis e sistemas de geração distribuída. As inscrições são gratuitas, mas as vagas são limitadas à capacidade do local, de 130 pessoas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (83) 3431.4113.

Energia solar

A energia solar fotovoltaica é a fonte obtida através da conversão direta da luz do sol em eletricidade. Compostos por células solares, os painéis solares fotovoltaicos criam uma diferença de potencial elétrico, chamado efeito fotovoltaico, por ação da luz. Entre duas camadas com cargas opostas, fazem a corrente elétrica fluir.

(Ascom UFCG)

Data: 23/04/2018