topo_cabecalho
Conheça três conteúdos especializados em matemática disponíveis no Portal de Periódicos da CAPES

A matemática está presente em todos os lugares. De modo amplo, é só olhar ao redor e perceber que tudo gira em torno de números, medidas, figuras geométricas e outros conceitos inerentes à disciplina. Numa abordagem mais específica, o conhecimento matemático tem uma relação estreita com a ciência, a tecnologia e o contexto social. É por isso que especialistas da área estão sempre submersos em pesquisas.

 

O Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) tem em seu acervo várias bases de dados e revistas científicas diretamente ligadas à matemática, além de conteúdos correlacionados. Entre as plataformas, estão a European Mathematical Society (EMS), JSTOR Math & Stats e American Mathematical Society (AMS).

 

O Brasil registra 59 programas de pós-graduação voltados à matemática/probabilidade e estatística, de acordo com os dados obtidos na Plataforma Sucupira. A busca por aprimoramento explica a notoriedade que o setor vem conquistando. Tanto que, em janeiro de 2018, a União Matemática Internacional (International Mathematical Union – IMU) aprovou a entrada do Brasil no Grupo 5, que reúne as nações mais desenvolvidas em pesquisa matemática.

 

Além do Brasil, outros dez países integram a elite da matemática mundial: Alemanha, Canadá, China, Estados Unidos, França, Israel, Itália, Japão, Reino Unido e Rússia. Os países são divididos em cinco categorias por ordem de excelência na lista criada pela União Matemática Internacional. O Brasil ingressou em 1954 como membro do Grupo 1, foi promovido ao Grupo 2 em 1978, ao Grupo 3, em 1981, e ao Grupo 4 em 2005.

 

O acesso ao conteúdo especializado por meio do Portal de Periódicos contribui para o fomento da pesquisa e da produção científica brasileira na área. Conheça três bases de dados disponíveis:

 

European Mathematical Society (EMS)

A EMS é uma sociedade acadêmica que representa os matemáticos europeus e promove o desenvolvimento de todos os aspectos da matemática na Europa, especialmente pesquisa e educação em matemática e relações da matemática com a sociedade e com as instituições europeias. Sua base de dados é dedicada à publicação de periódicos revisados por pares em todos os níveis acadêmicos e campos da matemática pura e aplicada. Usuários do Portal de Periódicos têm acesso a 19 títulos da EMS. O conteúdo pode ser localizado nas opções buscar base ou buscar periódico.

 

JSTOR Mathematics & Statistics

A plataforma JSTOR contempla coleções completas em diversas áreas do conhecimento, sendo que, na de matemática e estatística, há cerca de 95 periódicos considerados relevantes. Entre os títulos da coletânea, alguns estão na lista dos 15 mais citados mundialmente, segundo os índices de fator de impacto do Journal Citation Report (JCR), como o American Journal of Mathematics, o SIAM Review, o Journal of the American Mathematical Society e o Annals of Mathematics. O conteúdo pode ser localizado nas opções buscar base ou buscar periódico.

 

MathSci (AMS)

MathSciNet é a versão eletrônica do periódico Mathematical Reviews (MR) – ISSN 2167-5163. É um índice básico para a literatura acadêmica de matemática e é indispensável para pesquisas bibliográficas, atendendo aos matemáticos a partir do fornecimento de informações sobre artigos e livros revisados por pares. Além disso, o MR contém dados sobre livros didáticos de nível avançado, livros e papers especiais, que são de interesse para pesquisadores da área, apesar de não conterem novos resultados matemáticos. É política do título cobrir artigos e livros em outras disciplinas que contêm novos resultados matemáticos ou oferecem novas e interessantes aplicações de matemática. Artigos e livros que não estão na literatura publicada não são considerados para cobertura.

 

A MathSciNet oferece ferramentas para pesquisa, incluindo comentários e revisões escritos por uma comunidade de especialistas, listas de bibliografias que datam do início dos anos de 1800, links para artigos, periódicos e editoras, lista de referências correlacionadas, informações de citações de artigos, livros e periódicos. A base atende não apenas à matemática, mas todas as áreas que precisam realizar estudos matemáticos para o desempenho de suas atividades principais, como Ciências Exatas e da Terra, Engenharias e as áreas de avalição Ciências Agrárias I, Materiais, Biotecnologia. O conteúdo pode ser localizado na opção buscar base.

 

(Capes)


Data: 19/04/2018