topo_cabecalho
Projeto arquitetônico do novo HU de Cajazeiras é concluído

Unidade vai contar com 200 leitos e serviços de alta complexidade

 

A governança do Hospital Universitário Júlio Bandeira (HUJB), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), se reuniu na manhã desta terça-feira, dia 10, para receber o projeto arquitetônico final do novo Hospital Universitário de Cajazeiras. Arquitetos da empresa Santini e Rocha Arquitetos e da Unops (Escritório de Projetos da ONU), fizeram uma explanação de como vai ficar a nova unidade, já com as alterações necessárias. A equipe esteve na instituição em setembro de 2017 para apresentar o projeto, no entanto, houve mudanças.

 

Arquiteto representante da Diretoria de Administração e Infraestrutura da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Pedro Henrique Santos, participou da reunião através de videoconferência e pode contribuir para os últimos ajustes.

 

De acordo com Vinícius Medeiros, da Santini e Rocha, com o material finalizado, o próximo passo será a validação da entrega do projeto e o protocolo nos órgãos de controle e fiscalização, como os de licença ambiental, vigilância sanitária e Corpo de Bombeiros, que irão avaliar para uma posterior aprovação.

 

Ainda estão em andamento os projetos complementares, como o hidráulico e o elétrico, que serão incorporados ao arquitetônico para que possa ser iniciada a construção do empreendimento, de acordo com a verba orçamentária. “O projeto está em ótimas mãos. Constatamos a excelente qualidade do trabalho que foi prestado. Agora o objetivo é traçar estratégias para as próximas etapas”, avaliou a superintendente Mônica Paulino.

 

Acompanharam também a reunião o reitor da UFCG, Vicemário Simões, o diretor do campus Cajazeiras, Antônio Fernandes, e professores da instituição. “Saúde é o clamor da população dessa região há tempos. Uma grande conquista foi a criação do curso de Medicina e os outros cursos da área que foram instalados no campus em Cajazeiras. Agora estamos vislumbrando uma aspiração não apenas da instituição, mas de toda a comunidade, que é a construção do novo HU”, declarou o reitor. 

 

Atuação da Ebserh

 

O projeto está sendo acompanhado por representantes da Diretoria de Administração e Infraestrutura da Ebserh e por técnicos da Unops, órgão ligado à ONU que firmou um acordo de cooperação técnica com a empresa e tem sido parceiro da estatal no desenvolvimento de projetos pilotos de hospitais universitários no país.

 

Para a superintendente do HUJB, Mônica Paulino, a Ebserh e a Unops oferecem credibilidade ao projeto. A parceria permite o desenvolvimento de metodologias para a construção de novos hospitais filiados à Ebserh, levando em conta questões como sustentabilidade e humanização do espaço hospitalar.

 

Desde dezembro de 2015, o HUJB é um dos hospitais filiados à Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas 39 unidades filiadas.

 

(Assessoria HUJB/UFCG)


Data: 11/04/2018