topo_cabecalho
Biblioteca de SP concorre ao prêmio de melhor do mundo

A Biblioteca de São Paulo é uma das finalistas de prêmio internacional concedido pela London Book Fair, a Feira do Livro de Londres. Concorrendo com bibliotecas do mundo todo, o espaço paulista aparece como um dos indicados em mais categorias – foram cinco indicações de um total de dezessete segmentos.

 

Entre as categorias estão títulos como inovação digital e melhor livraria. O destaque da Biblioteca de São Paulo está em concorrer na categoria The Library of the Year (A Biblioteca do Ano), na qual competirá com a Biblo Tøyen, da Noruega, Dokk1 da Dinamarca e a Biblioteca Nacional de Letônia.

 

A Feira acontecerá em Londres entre os dias 10 e 12 de abril, quando também serão revelados os ganhadores das premiações.

 

A história da Biblioteca de São Paulo

 

A Biblioteca de São Paulo ou BSP é pública e teve a sua inauguração em 2010. Seu conceito e concepção é simbólico, uma vez que está localizada onde antes ficava o extinto presídio Carandiru, na Zona Norte de São Paulo.

 

Um dos objetivos primários da instalação é a promoção de inclusão e de incentivo social relacionado ao apoio à literatura.

 

O público com o qual a BSP atua é abrangente, assim como o seu espaço físico. Em seus mais de 4.200 metros quadrados, a biblioteca atende visitantes dos círculos infantil, jovem, adulto e idoso.

 

Dados de 2017 mostram que são 27.514 sócios ativos, com acervo da ordem de 43.113 títulos.

 

Propostas de inovação

 

A BSP tem como proposta a de se apresentar como mais do que um local de leitura, mas sim como espaço de convivência e agitação cultural.

 

Com quase mil atividades culturais desenvolvidas e organizadas no ano, a BSP promove acesso à produção e expressão da literatura para a população.

 

No prédio de arquitetura moderna e com suporte de recursos e ferramentas tecnológicas, a BSP disponibiliza também soluções de acessibilidade e propostas inovadoras quanto à aquisição de seu acervo: no lugar das tradicionais compras do ano, a instituição realiza aquisições semanais buscando ao máximo atender os pedidos e demanda do público.

 

(Universia)


Data: 09/04/2018