Hospital Universitário de Cajazeiras firma convênio para oferecer estágios a alunos do IFPB

Cursos como informática e automação industrial devem ser carros-chefes

Na manhã de hoje, dia 27, a superintendente do Hospital Universitário Júlio Bandeira (HUJB), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Mônica Paulino, junto ao gerente administrativo Marcelo Pinheiro, assinou contrato para abertura de vagas de estágios aos estudantes do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) campus Cajazeiras. Após a assinatura do documento, os gestores conheceram as instalações do instituto.

“A nossa intenção não é apenas ofertar estágios, mas principalmente promover uma troca de conhecimentos/experiência entre as instituições. Essa parceria será excelente para estreitarmos os vínculos, o que resultará em ganho para toda a população”, explica Mônica Paulino. A quantidade de vagas inicialmente previstas e os cursos contemplados ainda serão ajustados entre os gestores.

De acordo com o coordenador da Unidade Acadêmica da Área de Indústria do IFPB, Abinadabe Andrade, a principal demanda deve ser para os estudantes dos cursos de tecnólogo em automação industrial e informática (integrado ao Ensino Médio). “Nós estamos felizes com essa parceria, visto que muitos alunos concluem o curso e não conseguem realizar estágio. Além de que, em muitos casos, os estágios são em cidades distantes de Cajazeiras, o que inviabiliza para deles”, contou.

De acordo com o coordenador de estágio do IFPB em Cajazeiras, Emerson Lunguinho, a parceria será muito importante porque abre um campo novo para os estudantes, principalmente àqueles que cursam Eletromecânica e Automação Industrial. O número de vagas para estágio no HUJB ainda vai ser definido, no entanto, Lunguinho antecipou que pelo menos dois alunos de cada curso serão beneficiados nesse período inicial.

Atualmente, o campus Cajazeiras oferece cursos de nível superior (Automação Industrial, duas licenciaturas, Engenharia Civil e Análise e Desenvolvimento de Sistemas), além daqueles integrados ao Ensino Médio, que são Meio Ambiente, Eletromecânica, Informática e Edificações.

A função do estágio é oferecer aos aprendizes o conhecimento prático das funções profissionais, e possibilita um contato empírico com as matérias teóricas vistas em sala de aula. O estágio de estudantes é regido pela Lei nº 11.788, de setembro de 2008 e não configura relação de emprego. Ainda que não possuam os direitos trabalhistas, os estagiários possuem alguns direitos como carga horária prefixada e seguro contra acidentes.

Sobre a Ebserh

O HUJB é filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares desde dezembro de 2015. Atualmente, 39 hospitais universitários federais são administrados pela Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

(Assessoria HUJB/UFCG)

Data: 27/03/2018