Semana da Francofonia reúne simpatizantes da cultura francesa na UFCG

Evento promoveu diversas atividades linguísticas e culturais entre os dias 19 e 22 de março

Um evento que teve como objetivo divulgar ações linguísticas e culturais da comunidade francesa fez sucesso na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) na última semana. Organizada pela Coordenação do curso de Licenciatura em Letras-Francês, a Semana de Francofonia reuniu, entre os dias 19 e 22 de março, alunos, professores e simpatizantes da cultura francesa.

Durante os quatro dias de evento, o público pôde conferir palestras sobre pesquisas e cidades que integram a comunidade de estados francófonos; exibições de filmes; sessões literárias; apresentações musicais; e degustação de aperitivos da culinária francesa. Cerca de 50 pessoas participaram das atividades em cada dia do evento.

Natural da cidade de Pau, região da Nova Aquitânia, no Sudoeste da França, Mathilde Lendresse, 27, chegou ao Brasil por meio de um convênio entre a Embaixada Francesa e o Ministério da Educação (MEC). A Semana de Francofonia esteve entre as atividades de promoção do idioma francês organizadas por ela.

“Aqui na UFCG, trabalhamos com a extensão e com o Programa Idioma Sem Fronteiras (ISF), promovendo cursos específicos de curta duração, a exemplo de ‘Aspectos interculturais presentes em contexto universitário de países de língua francesa’, e eventos culturais, como a Semana de Francofonia. Também, organizamos capacitações com os professores recém-formados da UFCG”, explica a mestra em Francês como Língua Estrangeira, que já trabalhou em países como o Peru e a Nova Zelândia promovendo o idioma.

Pela primeira vez no Brasil desde setembro de 2017, Mathilde faz um balanço positivo da Semana de Francofonia da UFCG. “Esta a primeira vez que o evento é feito durante uma semana inteira. Em 2014, foi realizado o Dia da Francofonia. Muitas pessoas de diversas áreas participaram do evento. A organização está satisfeita com os resultados obtidos”, resume.

(Ascom UFCG)

Data: 27/03/2018