topo_cabecalho
Nos EUA, ministro da Cultura anuncia maior investimento público já feito para setor de games

O Ministério da Cultura (MinC) prepara o maior investimento público já feito para o setor de jogos eletrônicos do país, antecipou nesta quarta-feira (21) o ministro Sérgio Sá Leitão, em São Francisco, nos Estados Unidos, durante visita à Conferência de Desenvolvedores de Jogos (Games Developers Conference), maior evento da indústria de jogos eletrônicos do mundo. Os recursos, que serão detalhados em breve, farão parte da política de apoio à indústria de games a ser lançada pela Pasta, com novas linhas de fomento.

 

"Estamos, neste momento, desenhando uma política de apoio ao desenvolvimento do setor de games no nosso país. Em breve, anunciaremos uma série de linhas de investimento. Vai ser o maior investimento já feito pelo poder público no desenvolvimento desta indústria tão importante para o nosso país", disse ele.

 

O ministro destacou o peso econômico do setor: "Há um mercado global de games que hoje movimenta mais de US$ 100 bilhões, um mercado, por exemplo, muito maior do que o de cinema. Nós temos talento, nós temos empresas competitivas, temos sido capazes de encontrar o nosso espaço nesse mercado global. E agora, com essas linhas de investimento, vamos acelerar o desenvolvimento da indústria de games no nosso país, com resultados muito positivos para a sociedade brasileira, na forma de geração de renda, emprego, inclusão e desenvolvimento."

 

Na Games Developers Conference, Sá Leitão visitou os estandes de empresas brasileiras, onde conversou com empresários e quis saber sobre suas expectativas, tanto em relação à Conferência quanto ao mercado brasileiro e exterior. Ele fez questão de experimentar também alguns dos jogos: colocou óculos 3D, fones de ouvido e manuseou joysticks.

 

A Conferência reúne 26 mil empresários, programadores, artistas, produtores, designers e demais profissionais do ramo. Cerca de 45 empresas brasileiras levaram uma delegação com mais de 120 pessoas. O evento começou na segunda-feira (19) e terminará nesta sexta-feira (23).

 

O ministro estava acompanhado pelo diretor-presidente da Agência Nacional do Cinema (Ancine), Christian de Castro. A Ancine participa do desenho da nova política, juntamente com o Conselho Superior de Cinema, o Comitê Gestor do Fundo Setorial do Audiovisual, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Associação Brasileira de Desenvolvedores de Jogos Digitais (Abragames).

 

Networking

 

Em sua passagem por São Francisco, Sá Leitão aproveitou para manter contato com empresários e autoridades do mercado internacional de games, para conhecer o que fazem outros países e como o Brasil pode melhorar seu posicionamento nessa indústria. Um dos objetivos do ministro é atrair investimentos para toda a cadeia produtiva do audiovisual no Brasil.

 

Com esse espírito, Sá Leitão visitou ainda a Industrial Light & Magic (ILM), empresa de efeitos especiais para filmes. Fundada pelo produtor e cineasta norte-americano George Lucas, em 1975, a ILM é uma divisão da produtora Lucasfilm, que foi adquirida pela Walt Disney Company em 2012. A empresa tem representações na América do Norte, na Europa e na Ásia, mas não na América Latina.

 

(Assessoria de Comunicação do Ministério da Cultura)


Data: 23/03/2018