Projeto de Lei quer garantir acesso de todos os cidadãos às aulas em universidades públicas

Permitir que qualquer pessoa, mesmo que não seja aluno regular, tenha acesso às aulas ministradas nas universidades públicas é o objetivo do Projeto de Lei do Senado 103/2018. De autoria do senador Cristovam Buarque (PPS-DF), a proposta será votada pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE).

O texto receberá decisão terminativa na CE, isto é, sem a necessidade de posterior votação do Plenário do Senado, a menos que seja apresentado recurso com esse objetivo.

O PLS 103/2018 estabelece, em seu texto, que as universidades públicas podem determinar o número de vagas disponíveis para assegurar o livre acesso dos cidadãos, como alunos ouvintes. Além disso, prevê que o acesso dos interessados por meio de gravação ou transmissão simultânea das aulas e seminários não poderá ser impedido.

Na justificação do projeto, Cristovam afirma que seu objetivo é fazer com que as universidades sejam mais “públicas” e menos “estatais”, isto é, pretende torná-las ainda mais úteis à sociedade.

(Agência Senado)

Data: 15/03/2018