CNPq divulga chamadas de Iniciação Científica

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulga, nesta sexta-feira (23/02), o lançamento da edição 2018-2020 das Chamadas Públicas dos Programas de Iniciação Científica e Tecnológica (PIBICPIBITIPIBIC-Af e PIBIC-EM). A disponibilização das cotas ocorrerá em dois ciclos de 12 meses. O primeiro ciclo inicia em 01/08/2018 e o segundo ciclo será iniciado em 01/08/2019.

As Instituições de Ensino Superior (IES) públicas ou privadas e Centros de Pesquisa (CPs) que tenham política de pesquisa científica institucionalizada podem submeter suas propostas até 10/04/2018. A divulgação dos resultados estará disponível na página do CNPq na internet a partir de junho de 2018.

O formulário eletrônico para inscrição nas Chamadas de ICT estará disponível na Plataforma Carlos Chagas a partir do dia 5 de março e deverá ser submetido somente pelo Representante Institucional de Iniciação Científica (RIC), indicado pelo Titular (Gestor Institucional, dirigente máximo da instituição) no Diretório de Instituições (DI) do CNPq.

Cabe a esse representante, antes de submeter a proposta, atualizar o currículo na base Lattes, atualizar os dados da instituição no DI e preparar o Relatório Institucional da edição 2016-2018.

Os RICs deverão, ainda, anexar Formulário na proposta segundo o modelo disponibilizado para cada modalidade, com consta no item 6.10 das Chamadas. Esses formulários podem ser acessados a seguir: Formulário PIBICFormulário PIBITIFormulário PIBIC-Af e Formulário PIBIC-EM. A falta do formulário institucional, devidamente preenchido, implicará no cancelamento da participação da instituição no Programa.

O Programa

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) concede bolsas de Iniciação Científica a estudantes de graduação que queiram participar de um projeto de pesquisa, assim como estudantes de ensino médio, e tem como objetivo contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa e contribuir para reduzir o tempo médio de permanência dos alunos na pós-graduação, e possibilitar o acesso e a integração do estudante à cultura científica.

PIBIC  foi o primeiro programa institucional criado para a Iniciação Científica. O Programa atende instituições de Ensino e/ou Pesquisa públicas e privadas. As cotas de Iniciação Científica são concedidas diretamente às Instituições por meio de Chamada Pública de propostas. A seleção dos projetos é feita pelas instituições.

PIBITI é um programa institucional voltado para a Iniciação Tecnológica e de Inovação de estudantes de graduação. O Programa concede bolsas de Iniciação Científica às instituições que desenvolvem pesquisa em tecnologia e inovação por meio de Chamada Pública de propostas. A seleção dos projetos é feita pelas instituições.

PIBIC-Af é o programa institucional de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas, resultado de uma parceria entre CNPq e SEPPIR. O Programa concede bolsas de IC diretamente para as Instituições Públicas, participantes do PIBIC e que tenham implementado ações afirmativas para o ingresso no Ensino Superior. Somente poderão ser indicados os estudantes que sejam beneficiários de ações afirmativas. A seleção dos projetos é feita pelas instituições.

PIBIC-EM é o programa institucional de Iniciação Científica voltado para estudantes do Ensino Médio. As bolsas de IC-Jr são concedidas diretamente às Instituições.  Somente poderão ser beneficiários os estudantes que estiverem cursando o Ensino Público.

(Coordenação de Comunicação Social do CNPq)

Data: 02/03/2018