topo_cabecalho
Mestrado Acadêmico em Administração da UFCG é reconhecido pelo MEC

Curso é um dos três na área a integrar a lista das 58 novas pós-graduações reconhecidas pelo MEC na última quarta-feira, 21

 

Boa notícia para a comunidade acadêmica da Região. O Mestrado Acadêmico em Administração da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) foi reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), passando a ter validade nacional e a compor o Sistema Nacional de Pós-Graduação. O curso é um dos três na área e único na Paraíba a integrar a lista das 58 novas pós-graduações stricto sensu reconhecidas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) do MEC, conforme portarias publicadas na última quarta-feira, 21 de fevereiro.

 

Nos termos da legislação vigente, somente têm validade nacional os diplomas de mestrado (acadêmico e profissional) e de doutorado reconhecidos pelo CNE/MEC, com base na avaliação realizada pelo Conselho Técnico-Científico (CTC) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A chancela somente é dada aos cursos que obtêm como resultado do processo de avaliação de proposta de curso novo nota igual ou superior a 3, na escala de 1 a 7 adotada para este fim. O Mestrado Acadêmico em Administração da UFCG obteve nota 3 na avaliação.

 

Após a avaliação da Capes, os mestrados e doutorados recomendados passam pela aprovação do CNE e, só após a publicação do ato do ministro da Educação, os mesmos são definidos como reconhecidos. 

 

“Foi um longo e trabalhoso processo de criação. Fizemos a submissão da proposta em meados de 2016 e em março de 2017 tivemos a aprovação pela Capes, o que nos autorizou o início das atividades. Fizemos a seleção para a primeira turma no segundo semestre de 2017 e estamos iniciando nossas atividades acadêmicas agora em março de 2017”, explica o coordenador do Mestrado Acadêmico em Administração da UFCG, professor Gesinaldo Ataíde Cândido. Onze mestrandos foram selecionados para essa primeira turma.  

 

Com área de concentração focada em Gestão Social e Ambiental, o curso trabalha sob duas linhas de pesquisa: Organizações, Desenvolvimento Sustentável e Indicadores de Sustentabilidade; e Educação, Cidadania e Políticas de Gestão Social Ambiental. A grade curricular é composta por 20 disciplinas, sendo seis de base comum e 14 divididas igualmente entre as duas linhas de pesquisa. O Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/UFCG) tem a participação de docentes da Unidade Acadêmica de Administração e Contabilidade (UAAC) do Centro de Humanidades (CH) e outras unidades acadêmicas da UFCG. 

 

Confira a lista completa dos cursos reconhecidos pelo MEC:


Portaria MEC nº 129
Portaria MEC nº 128

 

(Ascom UFCG, com informações da CCS/Capes)


Data: 23/02/2018