Reitor da UFCG recebe coordenador geral do ProfÁgua

Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos será ministrado no campus Sumé

O reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Vicemário Simões, recebeu na manhã desta sexta-feira, 9, o coordenador geral do Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfÁgua), professor Jefferson Nascimento, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp).

O coordenador esteve visitando nessa quarta e quinta-feira, dias 7 e 8, o Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da UFCG, campus Sumé, que integrará o programa - ofertando vinte vagas - com a abertura do edital de seleção prevista para o final de março deste ano.

A UFCG é uma das 14 instituições de ensino superior que ofertarão as 296 vagas do programa, abrindo sua primeira turma este ano, provavelmente, em setembro.

Parabenizando a infraestrutura do CDSA, o coordenador fez um histórico da criação do curso e falou do reconhecimento recebido pela repercussão da formação dos profissionais que atuam em órgãos gestores de recursos hídricos.

Para o reitor da UFCG, a natureza do curso, a qualificação do corpo docente e a instalação no campus de Sumé são prenúncios de sucesso pela configuração ambiental, seja pela natureza da região, como pela transposição do Rio São Francisco - eixo leste, que deságua no rio Paraíba na cidade de Monteiro, próxima a Sumé.

Jefferson Nascimento esteve acompanhado do vice-diretor do CDSA e coordenador local do ProfÁgua, Hugo Morais. Participaram da audiência o vice-reitor Camilo Farias e o pró-reitor de Pós-graduação Benemar Alencar.

ProfÁgua

Com apoio da Agência Nacional de Águas (ANA) e conceito Capes 4, o mestrado profissional tem seleção realizada por meio de um Exame Nacional de Acesso - prova escrita, avaliação da proposta de plano de trabalho e prova de títulos - é presencial, com utilização de tecnologias de informação e comunicação aplicadas a educação à distância (EaD) para parte das atividades. O prazo para realização do curso é de 24 meses.

O mestrado é voltado para profissionais que atuam na gestão e regulação dos recursos hídricos e os trabalhos de conclusão do curso deverão ter um caráter de conhecimento aplicado, podendo ser no formato de manuais operativos, relatórios técnicos, aplicativos, patentes, artigos, sistemas ou mesmo dissertações. Com a iniciativa a ANA busca contribuir para a melhoria da gestão e regulação das águas do País.

Este curso busca proporcionar uma formação teórica e prática aos profissionais e pesquisadores da área de recursos hídricos para qualificá-los para lidar com os problemas associados às questões mais complexas da gestão e regulação das águas brasileiras.

(Ascom UFCG)

Data: 09/02/2018