Festival de Inverno no Cuca-CG atrai cerca de 600 pessoas

A noite de sábado (20) no Cuca-CG chegou a atrair um público aproximado de 600 pessoas, segundo os cuqueiros que marcaram presença na administração do bar. A lotação se deu por conta das atrações da noite do Festival de Inverno, que foram quatro DJ’s de João Pessoa: Astek, Falcão, Rob e Eff-x. A música eletrônica dos artistas não parava de tocar e muita gente chegou a ficar no local até as 6 horas da manhã de domingo. A programação musical noturna do evento tem levado os visitantes a conhecerem as atividades culturais que estão sendo desenvolvidas no Ponto de Cultura.

Na abertura da mostra musical, na sexta-feira (19), as atrações do Ponto de Cultura foram adiadas para o sábado. Mas a mostra musical aconteceu normalmente, com o músico Gabriel Vennancio.
No domingo (21), o grupo Canto Andino subiu ao placo mais cedo e mostrou o trabalho de Jorge Ribbas com cinco músicos, que enfoca a pesquisa da música latina. O folclore rico, musical, carregado de sentimentos, inspirou a formação do grupo de cultura latino-americana, fundado em 1987. O grupo surgiu com uma proposta de executar e divulgar a música latino-americana e seus instrumentos incomuns neste país, como o charango, a queña e a zampoña.

Na mesma noite, Toninho Borbo tocou com mais três músicos e encerrou a noite com uma mistura de samba-rock-funk-groove. Borbo trabalha com músicas próprias desde 2001 e tem dois CDs gravados, o último, um demonstrativo com cinco músicas que está disponível em MP3 no site www.toninhoborbo.cjb.net. O músico tem uma composição que foi transformada em toque de celular pela habilitadora Claro (Não Merece) e foi produtor cultural do Som na Serra 2004, evento beneficente que reuniu 10 bandas em dois dias na cidade, patrocinado pelo FIC Augusto dos Anjos.

Oficinas do Ponto de Cultura acontecem paralelas às atrações do festival

O Centro Universitário de Cultura e Artes (Cuca-CG) está funcionando como um dos oito Pontos de Cultura nacionais e apresenta atividades culturais paralelas às apresentações do Festival de Inverno. Oficinas, palestras, saraus poéticos e Espaço Livre, onde o artista mostra o que achar interessante. Esta é a carga de atividades que funciona mensalmente através de temas. O atual é: Agosto - Mês da Literatura. Os pontos de cultura são mantidos pelo programa Cultura Viva (Governo Federal) e União Nacional dos Estudantes (Une). O Cuca-CG ainda recebe apoio da Secretaria de Projetos Estratégicos (SPE) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

A primeira oficina do Ponto de Cultura aconteceu no dia 13 de agosto (sábado), Literatura e Imagem e foi ministrada por Fernanda Bezerra e André Pinheiro, no Cuca-CG. A oficina faz parte de um projeto do Programa de Educação e Tutoriamento (PET) de Letras da UFCG, que trata a literatura de uma forma menos pragmática e mais lúdica. Os participantes aprenderam a escrever brincando com as palavras e através de jogos. Foi realizada uma dinâmica de grupo e todos escreveram.

Neste mesmo dia ocorreu a primeira exposição de artes plásticas, com um painel que foi pintado em seis horas por Sharlyston Melo. Uma pintura urbana, intitulada Massificação. No espaço já houve apresentações de curtas-metragens produzidos por alunos da UFCG e saraus poéticos. “As apresentações musicais ganharam mais espaço não por privilégio, mas porque Campina Grande tem um potencial dessa arte muito abrangente”, explicou o administrador do Cuca-CG, Edson Aguiar, o Sansão, “mas o espaço é livre a todo tipo de arte”, completou.

Neste final de semana o espaço apresenta a palestra Literatura Contemporânea (com André Pinheiro), no dia 26. Outra palestra acontecerá no dia 27: Literatura no Brasil, Nordeste e Paraíba, com o Vice-reitor da UFCG, o professor Edilson Amorim a palestra. O Cuca-CG utiliza como um dos meios de divulgação o jornal mural EnCuque-se, que fica exposto na UFCG, Motiva, teatro Severino Cabral e Centro de Educação (Ceduc).

Data: 24/08/2005