Inscrições para o ProfSocio até 30 de janeiro

Na UFCG, o curso será ministrado em Campina Grande e Sumé

O Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (ProfSocio) abre 192 vagas para primeira turma. As inscrições para o Exame Nacional de Acesso estão sendo realizadas - até o dia 30 de janeiro -,  pelo site www.profsocio.ufc.br. A prova de conhecimentos gerais acontece no dia 20 de fevereiro; e as aulas, em abril.

O curso é ofertado na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), nos campi de Campina Grande e Sumé.

Podem se inscrever, professores que ministram a disciplina de Sociologia no Ensino Médio ou os interessados na área, com licenciatura.  O curso de pós-graduação stricto sensu, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), é oferecido gratuitamente, em nível de..

O Mestrado é ofertado conjuntamente pela Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Estadual de Londrina (UEL), , Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Estadual Paulista (UNESP – campus Marília), Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) e Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA).

ProfSocio

Semipresencial, o Mestrado foi criado com o objetivo de propiciar um espaço de formação continuada para os professores de Sociologia que atuam na Educação Básica, ou àqueles que desejam atuar nesta área, inseridos em uma rede nacional de produção de metodologias de ensino e de pesquisa acerca das Ciências Sociais e Educação.

A rede é formada por 10 instituições de ensino superior públicas brasileiras coordenadas nacionalmente pela Fundação Joaquim Nabuco. Para conhecer as instituições integrantes, clique aqui.

O mestrado é composto por disciplinas presenciais combinadas com atividades formativas e somativas a distância. A natureza de ensino semipresencial que caracteriza o ProfSocio é chamada “blended-learning”, ensino misto ou combinado, pois integra encontros presenciais e a distância. O curso totaliza 450 horas, equivalentes a 30 créditos de disciplinas cursadas, somadas a outros 12 créditos correspondentes à redação do trabalho de conclusão de curso.

A meta do ProfSocio é desenvolver nos professores de Sociologia do ensino médio as competências para conceber e executar uma aula de acordo com a legislação vigente e o projeto político pedagógico da escola onde atuam. Para tanto, as ações necessárias compreendem habilidades que combinam domínio de conteúdos de Sociologia e Ciências Sociais, da legislação educacional brasileira e técnicas pedagógicas somadas à experiência profissional docente.

(ProfSocio)

Data: 29/12/2017