topo_cabecalho
Projeto de Engenharia de Minas é vencedor de prêmio por "Melhores Práticas"

O Projeto “Desenvolvimento de Tecnologias Sustentáveis para o Arranjo Produtivo Local de Caulim nos Pegmatitos RN/PB” desenvolvido pela Unidade Acadêmica de Mineração e Geologia, do Centro de Tecnologia e Recursos Naturais (CTRN),  da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) foi  o vencedor do Prêmio Melhores Práticas em Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral 2017.

 

O projeto, desenvolvido (desde 2013) em parceria com o Centro de Tecnologia Mineral (Cetem), órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), objetiva desenvolver tecnologias e inovação para agregar valor à cadeia produtiva mineral de caulim e viabilizar o aproveitamento sustentável de pequenos depósitos minerais dessa substância na Província Pegmatítica da Borborema/Seridó.

 

Coordenadas pelo professor Antônio Pedro Ferreira Sousa, da UFCG, e pelo pesquisador Francisco Wilson Hollanda Vidal, do Cetem, as práticas desenvolvidas pelo projeto contribuem para minimizar e erradicar os graves problemas que inibidores, também, do desenvolvimento dessa atividade.

 

"Dividimos essa importante conquista com os nossos colaboradores, especialmente,  os professores e os estudantes do curso de Graduação em Engenharia de Minas da UFCG e a Atecel", expressou, Antônio Pedro.

 

A premiação aconteceu no último dia 8, em Fortaleza, durante  o XVI Seminário Nacional de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral e XI Encontro do Comitê Temático Rede APL Mineral, organizados pelos ministérios de Minas e Energia (MME); Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC); Indústria e Comércio Exterior e Serviços (MDIC), e Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT).

 

Os eventos tiveram como foco as oportunidades e desafios encontrados pelo setor governamental, empresarial e das instituições de pesquisa que atuam nos Arranjos Produtivos Locais (APLs) de base mineral.

 

(Ascom/UFCG)


Data: 14/12/2017