UFCG realiza campanha de prevenção ao câncer de pele em Cuité e Nova Palmeira.

A Farmácia Escola Manuel Casado de Almeida, do Centro de Educação e Saúde (CES), campus de cuité, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), realiza até a próxima sexta-feira, dia 15, a Campanha Nacional de Fotoeducação 2017 nas cidades de Cuité e Nova Palmeira. O evento tem como foco as orientações farmacêuticas na luta contra o câncer de pele.

Durante a campanha, professores e estudantes do curso de Farmácia do CES alertarão à população acerca dos riscos à exposição inadequada ao sol, exemplificar as diferentes formas de proteção à radiação solar, esclarecer as diferenças entre os tipos de fotoprotetores, além de orientar a comunidade sobre a forma correta de aplicação de um protetor solar. Haverá distribuição de cartilhas educativas e folders explicativos sobre a fotoproteção.

A campanha teve início na manhã desta segunda (11), na feira-livre da cidade de  Cuité e no Centro de Educação Popular (CENEP) em Nova Palmeira. Na quarta-feira (13), o evento será realizado na Farmácia Básica e Secretaria de Saúde do Município de Cuité. Já na quinta-feira (14) será a vez do Centro de Convivência do CES/UFCG receber a ação. A programação será finalizada na sexta-feira (15), com outra ação que ocorrerá na Rua 15 de Novembro - Centro, próximo ao Hospital Municipal de Cuité.

Campanha Fotoeducação

A Campanha Fotoeducação teve início em 2012, na Farmácia da Universidade Federal de Goiás (UFG) com o tema Proteja a sua pele. A segunda edição foi em 2013, nas cidades de Goiânia/GO e Teresina/PI, no formato projeto de extensão com o tema Quem se ama, protege sua pele.

Diante do sucesso das campanhas de Fotoeducação anteriores, o Fórum Nacional de Farmácias Universitárias (FNFU) resolveu ampliar a campanha e, em 2016, a ação já integrava mais de 70 Instituições de Ensino Superior (IES) espalhadas por todo o país, incluindo a UFCG/Campus Cuité.

(Ascom CES/UFCG)

Data: 11/12/2017