Pesquisador apresenta proposta de agenda de eventos à UFCG

Moaci Carneiro foi recebido na manhã desta quarta pelo reitor Vicemário Simões

O reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Vicemário Simões, recebeu na manhã desta quarta-feira, dia 29, o professor e consultor educacional Moaci Carneiro. Classificando a visita como de cortesia, o pesquisador tratou de assuntos relacionados à gestão e educação trafegando por fatos históricos nacionais e locais. Também apresentou proposta de uma agenda anual para, em dois eventos, promover a interação da universidade com a sociedade "ampliando cenários de visibilidade e de repercutam da sua expressão acadêmica".

Um dos eventos propostos seria focado nos "empreendimentos" de ex-alunos da UFCG que, evidenciando a importância da universidade na sua formação, comprovariam a qualidade acadêmica e a expressão institucional como primordiais para o sucesso profissional. O segundo estaria voltado às embaixadas que, convidando dois ou três embaixadores por ano para visitas institucionais e palestras com professores e alunos, abririam outros espaços para intercâmbios.

Ao agradecer à visita e à contribuição do professor a educação nacional que, engrandece a história da UFCG, Vicemário Simões se prontificou a avaliar com o vice-reitor Camilo Farias e os pró-reitores de Pós-Graduação e de Pesquisa e extensão, Benemar Alencar e Onireves Castros, presentes à audiência, as propostas e apresentar os encaminhamentos adotados.

Professor aposentado da UFCG (então campus II da Universidade Federal da Paraíba-UFPB) e ex-reitor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Moaci Carneiro é pesquisador associado do Encontro de Laboratórios de Cidadania e Educação (Enlace) e consultor educacional de vários sistemas públicos e privados de ensino e de órgãos e instituições de educação.

Mestre em Educação e Direitos Sociais pela Faculdade de Educação e Escola de Pós-graduação da Universidade de Alabama/USA, mestre em Ciências Sociais do Desenvolvimento e doutor em Sociologia pela École des Hautes Études en Scienses Sociales/Paris (1982), o pesquisador é autor de 41 obras voltadas para a educação.

(Ascom UFCG)

Data: 29/11/2017