topo_cabecalho
Laboratório da UFCG participa de definições estratégicas na Petrobrás

O Laboratório de Instrumentação Eletrônica e Controle (Liec) da Unidade Acadêmica de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) tem participado ativamente no contexto de Internet Industrial, executando projetos de pesquisa e desenvolvimento em convênios de cooperação técnico-científica com a Petrobras.

 

Semana passada, no Rio de Janeiro, o Liec foi um dos institutos de pesquisa que contribuíram para a definição de uma estratégica para a implementação da Automação 4.0 nas unidades da Petrobrás.

 

No Workshop Internet Industrial das Coisas Aplicada ao Setor de Óleo e Gás, organizado pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes) da Petrobras, os professores Péricles Rezende Barros e George Acioli Junior ministraram palestra sobre o Padrão OPC-UA e o Futuro de IIoT, considerados padrões centrais em Automação 4.0.

 

Segundo especialistas, estamos passando por uma nova revolução industrial, a chamada era da produção 4.0.  Nesse cenário, das “fábricas inteligentes”, apresenta-se um novo paradigma da competitividade industrial, um passo adiante na automação, em busca da máxima eficiência nos processos produtivos, interagindo robôs automatizados e integração de sistemas, entre outros ações tecnológicas.

 

Além da UFCG, participaram do evento as instituições de pesquisa Tecgraf, UFRN, Certi e USP e os fornecedores de Automação Westcon, Rockwell, Belden, Kaspersky, Schneider, Deloitte, Siemens, Yokogawa, Intelie e Emerson.

 

(Ascom UFCG)


Data: 28/11/2017