Programa de Estudos e Ações para o Semiárido da UFCG recebe premiação nacional

O Programa de Estudos e Ações para o Semiárido (Peasa), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), foi premiado na 4ª edição do Prêmio Celso Furtado de Desenvolvimento Regional (homenagem a Milton Santos), na Categoria VI – Nordeste – Inovação e Sustentabilidade.

A proposta, intitulada Programa de estudos e ações para o semiárido transformando vidas na terra de Celso Furtado, foi submetida pela professora Mônica Tejo Cavalcanti, lotada no Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar (CCTA) da UFCG, campus Pombal. Ela é a coordenadora de projetos de extensão no Peasa desde 2013. A cerimônia de premiação será realizada em Brasília, no próximo mês de dezembro.

“Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho realizado com muito amor e dedicação pela família Peasa, que aqui eu represento. Mas também é preciso citar nosso diretor, Vicente de Paulo Albuquerque Araújo; nosso coordenador administrativo, Rossino Ramos de Almeida; nossos apoiadores, professores José Nilton Silva e Mônica Correia Gonçalves; além de vários alunos de graduação e pós-graduação e parceiros envolvidos direta ou indiretamente em nossas ações”, comemorou a professora.

O Prêmio Celso Furtado de Desenvolvimento Regional é realizado pelo Centro Internacional Celso Furtado de Política para o Desenvolvimento, junto ao Ministério da Integração Nacional.  Seu objetivo é fomentar, discutir e divulgar estratégias que contribuam para o desenvolvimento regional em todo o país, levando em conta as potencialidades e a realidade de cada lugar.

O Peasa apoia empreendimentos agroindustriais de base familiar no Semiárido da Paraíba e tenta promover o desenvolvimento sustentável e inclusivo a partir da agregação de valor aos produtos e melhoria de qualidade, além de melhorar a autoestima dos que participam dos processos de apoio. Atua principalmente através da Incubadora de Agronegócios das Cooperativas, Organizações Comunitárias, Associações e Assentamentos Rurais do Semiárido da Paraíba (IACOC), que visa apoiar os empreendimentos rurais através da aplicação de eixos de empreendedorismo, melhorando gestão e finanças, agregando valor aos produtos e qualidade nos processos produtivos. Também realiza ações relacionadas a bioenergia com a construção de biodigestores e implantação de sistema especialmente desenvolvido para pressurizar o biogás e suprir a necessidade energética dos envolvidos no processo.

Gargalos identificados nas comunidades rurais são estudados pelo Peasa e por parceiros institucionais para o desenvolvimento de soluções eficazes. Assim, o Peasa busca alternativas viáveis com o propósito de buscar soluções mais efetivas e sustentáveis para problemas sociais, elencados no contexto da inovação social.

(Ascom CCT/UFCG)

Data: 24/11/2017