UFCG premiará vencedores da X Olimpíada Paraibana de Informática nesta terça

Serão agraciados 240 alunos, em sete categorias

O projeto olímpico da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) realizará nessa terça-feira, dia 21, a cerimônia de premiação da X Olimpíada Paraibana de Informática. Serão agraciados 240 alunos, em sete categorias, que vão do primeiro ano do Ensino Fundamental ao mestrado. A solenidade acontecerá às 15h30min no teatro da UniFacisa.

Em sua décima edição, realizada em agosto passado, concorreram três mil alunos de dez cidades paraibanas, “número crescente de participantes a cada olimpíada”, destacou o idealizador e coordenador do Projeto Olímpico, professor Rohit Gheyi, da Unidade Acadêmica de Sistemas e Computação da UFCG.

Segundo Gheyi, o projeto vem despertando, ano a ano, o interesse cada vez maior de jovens estudantes para o mundo da computação. Dados como a capacitação, este ano, de mais de mil alunos a partir dos dez anos (cerca de 40% declarados carentes e 48% meninas) comprovam a provocação exercida pelo Olímpico da UFCG.

"Desde o início, em 2008, houve um aumento de mais 1.300% no número de participantes. 248 alunos de escola de ensino fundamental e médio e 39 de instituições de ensino superior paraibanas conquistaram prêmios nacionais e internacionais em programação", comemora o coordenador.

Rohit ressalta os resultados dos estudantes da UFCG em competições internacionais - a exemplo da medalha de ouro conquistada na Olimpíada Internacional em 2011, por Felipe Abella (primeira de um brasileiro na maior competição de programação do mundo para alunos até o primeiro ano de graduação), além da classificação para outras seis finais mundiais.

Na última sexta-feira, dia 17, o reitor Vicemário Simões recebeu o professor Rohit e estudantes da UFCG premiados na edição deste ano. "Um projeto vencedor que tem seus resultados propagados em outras competições de programação, promovendo a UFCG nos cenários nacional e internacional", destacou o reitor.

Projeto

O projeto olímpico da UFCG consiste na organização de duas atividades principais: olimpíadas de programação e cursos de capacitação. O projeto olímpico organiza a Olimpíada Paraibana de Informática (OPI), que visa despertar nos alunos o interesse pela Ciência da Computação. Além disso, a olimpíada almeja motivar, preparar melhor e despertar o interesse de alunos paraibanos para as competições nacionais e internacionais de programação, como a Olimpíada Brasileira (OBI), e a competição ACM International Collegiate Programming Contest.

Iniciação 1: para alunos do 1° ao 4° ano do Ensino Fundamental;

Iniciação 1: Escola Pública: para alunos do 1° ao 4° ano do Ensino Fundamental;

Iniciação 2: para alunos do 5° ao 8° ano do Ensino Fundamental;

Iniciação 2: Escola Pública: para alunos do 5° ao 8° ano do e Ensino Fundamental;

Programação: para alunos do 9° ano do Ensino Fundamental e alunos do Ensino Médio;

Avançado Júnior: para alunos até o 3° período do nível superior;

Avançado Sênior: para alunos até o 1° ano do mestrado.

(Ascom UFCG)

Data: 20/11/2017