UFCG fica com o 5º lugar geral em competição regional de bajas

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) esteve muito bem representada no 12ª Baja SAE Brasil (Regional Nordeste), realizado em Salvador, BA, no último final de semana. Os alunos da equipe Parahybaja ficaram com o quinto lugar geral da competição, além de garantirem premiações individuais em outras categorias: 1º lugar na Suspension&Traction (S&T), 2º lugar na Capacidade de Tração e 3º lugar na Conforto.

“O S&T é um circuito pequeno, com obstáculos que exigem uma técnica melhor do piloto e um melhor projeto do carro, leva ambos ao limite. A Capacidade de Tração envolve vários blocos de concreto, e o carro que puxar mais delas ganha. Eram 16 blocos, puxamos 14, número igual ao do primeiro lugar, só que eles percorreram uma distância um pouco maior. Já no Conforto, um juiz entra no seu carro e avalia questões dinâmicas, de frenagem, aceleração”, explicou o capitão da equipe, Rudolf Vitoriano.

“Fomos muito bem em todas as dinâmicas. No Enduro – principal prova – é que tivemos alguns problemas técnicos. Conseguimos solucionar, mas nos custaram algum tempo e isso fez com que perdêssemos alguns pontos. Também ficamos em terceiro na Validação de projeto, em quinto na apresentação, em terceiro nos custos do projetos”, completou.

Ao todo, a disputa contou com mais de 300 inscritos, distribuídos em 18 equipes, que representaram 16 instituições de ensino. “Queríamos o pódio, mas as outras equipes também estavam muito bem preparadas, o nível é altíssimo”, comentou, Élthon Ferreira, um dos membros da equipe. Para o capitão, no entanto, os resultados são motivos de muita comemoração: “Estamos muito satisfeito, foi uma boa competição. Claro que ficou um gostinho de que dava pra ter ido ainda melhor, mas vamos focar no erros e, de fato, melhorar para a próxima”.

Segundo Rudolf, mais um fato motivador é o de que a equipe que disputou este ano é basicamente nova. “Houve seleção em julho, muitos dos que foram responsáveis pelo carro estavam disputando pela primeira vez”, explicou. “A meta agora é focar num projeto totalmente novo pro Regional do ano que vem, com o maior número de inovações possíveis que conseguirmos e, claro, a correção dos erros identificados este ano”, finalizou.

(Ascom CCT/UFCG)

Data: 14/11/2017