UFCG investe nos Programas de Residências e Restaurantes Universitários

As Residências e os Restaurantes Universitários são indispensáveis para o processo de minimização das desigualdades sociais que afetam nosso país. Com essa compreensão, a Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, através da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários - PRAC, vem desenvolvendo ações que resultem na melhoria e na ampliação gradativa nas suas estruturas, informa o Coordenador da Assistência Estudantil - CAE, professor Antônio Gláucio S. Gomes.

Segundo o Coordenador, o limite atual dessas ações é de natureza orçamentária “mesmo assim, essa dificuldade nos motiva a lutar dentro das nossas possibilidades e da sensibilidade dos nossos dirigentes para que sejam assegurados os recursos que nos possibilitem uma reforma geral e a ampliação nas residências e nos restaurantes da UFCG”.

Minimizando problemas estruturais

O Coordenador diz que “apesar das nossas dificuldades, estamos desenvolvendo varias ações que minimizaram e minimizarão em muito nossos problemas estruturais”. Ele destaca algumas ações realizadas nos últimos dois anos, a exemplo da recuperação total das caldeiras, realizadas no ano de 2004 e renovadas em abril de 2006; recuperação total da estrutura interna do Restaurante Universitário de Campina Grande (foto), especificamente o piso, instalações sanitárias, balcões, rede de vapor, câmara frigoríficas, equipamentos... etc.; reforma geral do andar vazado do edifício Palomo, no centro da cidade, que foi adaptado para uma nova residência em Campina Grande, ação esta realizada em paralelo com a compra de móveis e equipamentos para as suas instalações, estando a residência já em funcionamento; compra e distribuição de equipamentos e máquinas, como beliches, televisores, panelas, copos, liquidificadores, jogos de sofás, colchões, cortadores de legumes, bolas e padrões para diferentes tipos de esportes... etc. para todas as residências e restaurantes dos quatro campi.

Além de recuperação de estruturas, a Coordenação de Assuntos Estudantis - CAE, está desenvolvendo permanentemente ações de manutenção e melhoria das instalações nas residências, a exemplo de limpeza constante das áreas comuns e manutenção das redes hidráulica e elétrica.

A CAE comunica, ainda, a toda comunidade universitária, que os serviços de recuperação de todas as bancadas e mesas do restaurante estão concluídos bem como se encontra em processo de licitação a solicitação desta Pró-Reitoria, acatada pelo Reitor, para conclusão das obras do refeitório da residência universitária localizada no bairro da Prata, em Campina Grande.

Data: 23/05/2006