topo_cabecalho
UFCG vai adotar ferramenta para o monitoramento virtual da rede

O Serviço de Tecnologia da Informação (STI) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) deverá adotar, a partir de dezembro, uma ferramenta web para o monitoramento online, em tempo real, de sua rede, servidores e equipamentos.

 

Com a adoção da ferramenta Zabbix, será possível monitorar através da Internet, seja por computador ou smartphone devidamente habilitado, variações de temperatura, condições elétricas de funcionamento de estabilizadores, no-breakes, servidores, switches, tráfego de dados de rede e o status de serviços ou aplicações através de gráficos, sinalizações e alertas, por meio de e-mail, redes sociais e SMS.

 

“Desta forma, poderemos prover uma atenção continua e em tempo real, quanto a paradas, falhas, interrupções e outras anomalias, possibilitando uma atenção rápida, corretiva ou preventiva nestes casos, ainda que durante finais de semana e feriados”, esclarece o gerente do STI, Oscar William Costa, ressaltando que a ferramenta, que possui código-fonte aberto, está em fase adiantada de testes no STI. “Após sua efetivação, ampliará a segurança, suporte e a cobertura dos serviços oferecidos à comunidade acadêmica da UFCG”, finalizou.

 

(Ascom UFCG)


Data: 08/11/2017