Artigo científico aborda história do curso de Design da UFCG

Trabalho foi publicado na Revista de Ensino em Artes, Moda e Design

A história da criação do curso de Design da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), que completará 40 anos no ano que vem, foi abordada em artigo científico publicado na Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, em outubro passado.

De autoria do professor Wellington Medeiros, o trabalho é fundamentado em livros, documentos e entrevistas com alunos egressos e professores. Tem caráter narrativo e documental. “Há uma necessidade urgente em resgatar o que for possível para traçar a história desse marco do ensino superior na região Nordeste, que até os dias atuais entrega ao vasto mercado muitos profissionais de destaque tanto no âmbito nacional quanto internacional”, justifica o autor em seu trabalho.

Criado em 1978, o curso de Desenho Industrial da então Universidade Federal da Paraíba (UFPB) foi um dos primeiros de sua área do Brasil. De acordo com o pesquisador, sua implantação no campus Campina Grande só foi possível devido à visão inovadora do então reitor da UFPB, professor Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque, que acreditava no Design como instrumento para a inovação e o desenvolvimento.

“O professor Lynaldo acreditava no espírito criativo e empreendedor da cidade que contava com uma universidade federal com forte investimento em estrutura, pessoal e criação de novos cursos, consolidando-se principalmente na área de ciências e tecnologia. Naquele contexto vigente, a criação do curso de Desenho Industrial foi um feito de vanguarda e histórico para a região e o país”, argumenta, lembrando que coube ao professor Itiro IIda, um dos precursores da Ergonomia no Brasil, a tarefa de planejar o curso e arregimentar pessoal capacitado para o projeto.

Diferente da maioria dos cursos similares no país, em geral instalados em centros de Artes e Comunicação, o novo curso era voltado à tecnologia e às Ciências Exatas, com ênfase no Design de Produtos. O diálogo estabelecido entre os professores vindos de outras regiões, com formação e conhecimento na área das Artes e do Design, e os professores locais das engenharias, firmou, segundo o autor, uma multidisciplinaridade que caracteriza o curso desde então e que garante ao aluno uma compreensão mais ampla sobre a importância de “considerar igualmente importantes tanto aspectos pragmáticos e objetivos quanto aqueles que dizem respeito à dimensão subjetiva das aspirações humanas”.

Pós-Graduação

No artigo, o pesquisador destaca ainda a criação do Programa de Pós-Graduação em Design da UFCG, que também emergiu em um contexto de multidisciplinaridade, em um processo em que teve participação ativa.

Foi a partir de visitas a programas de pós-graduação na Europa, durante doutorado na Inglaterra, que o professor verificou que as pesquisas prática e acadêmica impulsionavam novas compreensões sobre o Design através do estudo e da aplicação da dimensão humana e da multidisciplinaridade.

“Guardadas as devidas proporções, parecia haver condições de criar na UFCG um programa com características especificas, porém em sintonia com o que estava acontecendo naqueles programas”, relata.

Com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, foi implantado em 2014, sob sua coordenação, o curso de Mestrado em Design da UFCG, com as aulas tendo início em junho do mesmo ano. Passados três anos, já é possível, segundo ele, colher os primeiros frutos.

“Dos egressos, temos conhecimento de que uma ex-aluna foi aprovada recentemente em concurso para professor em uma instituição de ensino federal em Minas Gerais, e outras duas ingressaram em cursos de doutorado. Outro ex-aluno foi premiado com uma bolsa de estudos do Instituto Europeu de Design. Também será gerada uma patente resultante da dissertação de outro egresso”, comemora.

Para o pesquisador, não há mais dúvidas sobre a necessidade, viabilidade e continuidade do programa, consolidado com a emissão dos primeiros diplomas. Ele destaca ainda a repercussão positiva na graduação, por meio do trabalho participativo, e a atração de alunos de diversos estados do Nordeste, “indicando que o Programa de Pós-Graduação em Design da UFCG passou a integrar o grupo restrito de programas na área que contribuem para a pesquisa em Design no Brasil”.

Leia aqui o artigo na íntegra.

(Ascom UFCG)

Data: 07/11/2017