topo_cabecalho
CNPq lança chamada de apoio a projetos envolvendo países do BRICS

No intuito de consolidar a cooperação científica e tecnológica entre o Brasil e os demais países integrantes do BRICS, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Ministério da Ciência,Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), e o Programa Quadro BRICS de C,T&I lançaram chamada de apoio a projetos conjuntos de pesquisa, desenvolvimento e inovação.

 

O apoio será destinado às seguintes áreas temáticas: Recursos hídricos e tratamento da poluição; Energias novas e renováveis e eficiência energética; Biotecnologia e biomedicina incluindo saúde humana e neurociências; Tecnologias de informação e computação de alta performance; Ciências dos materiais incluindo nanotecnologia; e Prevenção e Monitoramento de Desastres Naturais.

 

O projeto deve estar claramente caracterizado como de pesquisa científica, tecnológica ou de inovação e deverá estar de acordo com o regulamento internacional do Programa BRICS/STI disponível em http://brics-sti.org/?p=new/15. Recomenda-se a existência de outras parcerias com instituições que desenvolvam atividades científicas, tecnológicas e de inovação, sediadas no Brasil e nos demais países integrantes dos BRICS.

 

A submissão de propostas vai até dia 15 de dezembro de 2017.

 

Veja a chamada na íntegra

 

(Coordenação de Comunicação Social do CNPq)


Data: 03/11/2017