topo_cabecalho
Arquitetura moderna de Campina Grande será tema de palestra na UFCG

Atividade acontecerá no dia 13 deste mês

 

A arquitetura moderna de Campina Grande será o tema da palestra que o Grupo de Pesquisa Arquitetura e Lugar, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), irá promover no próximo dia 13, das 14h às 17h, no auditório do Centro de Humanidades, no campus sede.

 

A proposta é enfocar o estado da arte da arquitetura moderna campinense, “tratando sobre o resgate das obras mais significativas e os personagens mais emblemáticos do cenário moderno da cidade, como os arquitetos Tertuliano Dionísio, Renato Azevedo, Glauco Campelo, Raul Cirne, o engenheiro Geraldino Duda, entre outros”, explicou a palestrante, professora doutora Alcília Afonso (Kaki), da UFCG.

 

Ela destaca que, por ser recente, o acervo arquitetônico moderno da cidade passa por sérias descaracterizações e demolições. “A necessidade em trabalhar a importância e o valor desses bens torna-se emergencial. A falta de conhecimento da população e dos técnicos envolvidos em intervenções nessas obras tem criado um cenário preocupante”, alertou.

 

Dentre as obras arquitetônicas abordadas na palestra estão o Clube do Trabalhador, a antiga fábrica da Wallig Nordeste e a sede da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP), além de algumas residências demolidas.

 

Livro

 

Na ocasião, também haverá o lançamento do livro Modernidade no Norte Nordeste Brasileiro: O Diálogo entre Arquitetura, Tectônica e Lugar, de autoria da palestrante.

 

A palestrante

 

Alcília Afonso é doutora em Projetos Arquitetônicos pela Escola Técnica Superior de Arquitetura de Barcelona (ETSAB) da Universidade Politécnica da Catalunha (UPC), na Espanha, convalidado no Brasil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É mestra em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), sendo especialista em Arte e Cultura Barroca pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), em Conservação Urbana pela UFPE e graduada em Arquitetura pela UFPE.

 

Obteve o Diploma de Investigadora Europeia em 2004, pela ETSAB/ UPC, tendo experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Projetos arquitetônicos e História da Arquitetura e Urbanismo, atuando, principalmente, nos seguintes temas: projetos arquitetônicos e patrimônio cultural.

 

(Ascom UFCG)


Data: 01/11/2017