Aberto o 8º Simpósio Internacional sobre Gestão de Resíduos nas Universidades

Os desafios e as responsabilidades dos poderes públicos e da sociedade na gestão dos resíduos pautaram a palestra de abertura do 8° Simpósio Internacional sobre Gerenciamento de Resíduos em Universidades (ISRMU), proferida pelo professor Dr. Marcel Szanto Narea, da Universidad Católica de Valparaíso, Chile, na noite dessa quarta-feira, dia 25, no Centro de Convenções Raymundo Asfóra, no Garden Hotel, em Campina Grande.

Marcel Szanto discorreu sobre o consumo desenfreado e desperdício de alimentos, a importância das organizações de recicladores (catadores) em associações, a busca de fontes renováveis e a utilização de material biodegradável nas embalagens dos produtos industrializados, pontuando ações em vários países que transformam ambientes, extinguindo os “lixões” e, consequentemente, melhorando a qualidade de vida.

O palestrante também destacou a importância da mídia e do diálogo para a conscientização e reeducação da sociedade, estabelecendo uma nova cultura de reaproveitamento. "Nossa única arma para a transformação social é educação, educação, educação e educação", concluiu.

O evento é coordenado pela professora Luiza Cirne, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), que destacou a habilidade institucional e as articulações realizadas com a sociedade para realização da primeira edição do simpósio no Norte-Nordeste, numa conjuntura de crise orçamentária.

Em sua fala, o reitor Vicemário Simões fez reflexões sobre a importância da universidade para a preservação da vida, a sustentabilidade do planeta, cumprindo o seu papel transformador e de protagonista na inovação, envolvendo-se ainda mais com a sociedade, determinando melhores caminhos.

O evento segue até esta sexta-feira, 27, com uma programação dividida em quatro grandes áreas temáticas, apresentadas através de painéis de discussão, com a presença de palestrantes internacionais e de diferentes instituições nacionais. Também está havendo a apresentação de trabalhos científicos.

Confira aqui a programação do evento.

(Ascom UFCG)

Data: 26/10/2017