Professores da UFCG participam de festival de música em Portugal

Participação é fruto de intercâmbio firmado com a Universidade de Évora

O 4° Festival de Música da Universidade de Évora, que será realizado na próxima semana, em Portugal, contará com a presença de dois professores da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O maestro Vladimir Silva e a pianista Regiane Yamaguchi irão executar o concerto final, no dia 3 de novembro, no Teatro Nacional de Évora.

A participação dos docentes no evento nasceu de um convite feito pela professora Liliana Bizineche, diretora do Festival, e é resultado de um intercâmbio firmado entre as duas instituições, visando o compartilhamento de conhecimentos, atividades e projetos.

“A partir deste contato, esperamos levar vários grupos e profissionais da Universidade de Évora para a UFCG, tanto para o curso de Música quanto para o Festival Internacional de Música de Campina Grande, abrangendo música erudita e jazz, que é uma das novas tendências do nosso festival”, comentou Vladimir, observando que a Universidade de Évora é uma das instituições mais respeitadas em Portugal e na Europa.

“Berço da polifonia renascentista lusitana, por aqui passaram os maiores nomes da música do século XVI e XVII. Tem muito a nos ensinar, tanto no campo das práticas pedagógicas e artísticas quanto no campo da pesquisa e da pós-graduação, área que iremos iniciar brevemente”, adiantou.

A Missa de Alcaçus

No concerto final do festival, os músicos da UFCG executarão a Missa de Alcaçus, de Danilo Guanais, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que também participa do festival.

Composta originalmente em 1996, a obra foi reescrita no ano passado a pedido do professor Vladimir Silva e regida por ele no Carnegie Hall, em Nova Iorque, em maio deste ano. A apresentação em Portugal contará ainda com a participação do Coro da Universidade de Évora e dos alunos do Conservatório de Olivet e da Escola Municipal de Música de Gien, da França.

(Ascom UFCG)

Data: 26/10/2017