Estudantes da UFCG participam de competição nacional de aerodesign em São José dos Campos

Estudantes da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) desembarcam nesta quarta, dia 25, em São José dos Campos, SP, onde representarão a Paraíba na 19ª Competição SAE Brasil AeroDesign, até o próximo domingo, dia 29.

A competição, que avalia o desempenho de aeronaves radiocontroladas, projetadas e construídas exclusivamente para a ocasião, é realizada anualmente desde 1999. Tem como objetivo propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia aeronáutica entre estudantes, por meio de aplicações práticas e competição entre equipes.

A UFCG será a única instituição do estado a participar da SAE Brasil AeroDesign. Contará com duas equipes do projeto ParahyAsas, desenvolvido pela Unidade Acadêmica de Engenharia Mecânica (UAEM) desde 2003, com o intuito de aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso em um projeto de desenvolvimento de uma aeronave em escala reduzida.

A disputa começa oficialmente a partir desta quinta-feira, dia 26, e, das três classes possíveis, a UFCG estará representada em duas, por equipes diferentes, a Regular e a Micro. Nesta quarta, os estudantes realizam etapas do processo, como o cadastramento e demais preparações burocráticas para de fato entrar em ação.

“A disputa começa mesmo na quinta-feira, quando vamos fazer a defesa dos relatórios de projeto, que a gente constrói durante o ano inteiro neste ciclo, e é a abertura oficial da competição”, explicou o capitão da equipe, o estudante Élton Kinomoto. “Em seguida começam as disputas de voo. Já na sexta há baterias de classificação. Uma bateria é composta pelos voos de todas as equipes aptas em cada classe, e os pontos vão se acumulando. No final, quem tiver somado mais é consagrado campeão”, concluiu.

Além de alunos de Engenharia Mecânica, também integram a equipe universitários dos cursos de Design, Administração, Engenharia Elétrica e Ciência da Computação.

As equipes que obtiverem as melhores pontuações irão representar o Brasil na SAE Aerodesign East Competition, em 2018, nos EUA. A SAE Aerodesign East Competition é realizada pela SAE International, da qual a SAE BRASIL é afiliada.

A competição de voo acontecerá no Aeroporto do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

(Ascom CCT/UFCG)

Data: 25/10/2017