Reitoria recebe delegação da UFCG nos JUBs 2017

A delegação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) que participou dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs 2017) foi recebida na manhã desta terça, dia 24, na Reitoria da instituição. Acompanhados pelo chefe da delegação, Dione de Assis, e pela técnica de Natação, Ivanice Cabral, os atletas Makoto Koda (Judô), medalhista de bronze da competição, Rodrigo Augusto (Badminton), Rodolfo Suassuna (Natação), Ana Luiza Santos (Natação) e Rafael Ferreira (Tênis de mesa) foram recepcionados pelo vice-reitor, Camilo Farias, e pela pró-reitora de Assuntos Comunitários, Ana Célia Rodrigues.

Dione de Assis, ao agradecer à Reitoria o esforço em manter a estrutura de esportes da UFCG, destacou a importância da conquista da medalha de bronze, principalmente considerando-se o que ele descreve como uma concorrência “desleal”, entre instituições públicas e privadas. “As faculdades particulares contratam atletas profissionais para suas equipes, muitos dos quais nem alunos são, com o objetivo único de promoverem suas instituições. Alcançar o resultado que alcançamos, com alunos divididos entre os treinos e as atividades acadêmicas de final de período, é de se enaltecer”, frisou.

“Vamos trabalhar mais forte ainda para o ano que vem”, prometeu a técnica Ivanice Cabral, que agradeceu o apoio dado pela Administração Central à equipe. “A Reitoria tem sido uma parceira sensível às nossas demandas. Precisamos investir mais, para brigarmos por mais medalhas”, adiantou.

A pró-reitora destacou o esforço da instituição em viabilizar a ida da delegação à Goiânia. “Quando vimos os resultados de vocês na etapa estadual, decidimos priorizar, mesmo em detrimento de outras demandas”, comentou, comemorando o acerto da decisão. “Espero que os resultados de vocês estimulem seus colegas a ingressarem nas atividades esportivas da UFCG, seja nas modalidades individuais seja nas coletivas”, observou.

Após parabenizar cada um dos atletas pela participação nos jogos, e o judoca Makoto Koda, pela conquista, agradecendo o esforço individual na competição, o vice-reitor Camilo Farias lamentou não ter dado, em sua vida universitária, muito espaço para as atividades esportivas, apesar de ter sido titular de Basquete na adolescência. “As engenharias são bastante puxadas e acabei focando nos estudos”, confessou, prometendo, entretanto, se dedicar mais à popularização dos esportes na instituição.

“Demos o pontapé inicial, mas é preciso investir mais, proporcionando uma estrutura melhor, maior participação em eventos e incentivar o amor ao esporte”, declarou, antecipando gestões junto à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) no sentido de se garantir mais investimentos no esporte universitário.

JUBs 2017

A delegação da UFCG nos JUBs 2017 contou com nove atletas. Além dos já citados, integraram a equipe: Amanda Sousa (Judô), do campus Sumé, Eduardo da Silva e Jefferson Felipe (Xadrez), do campus Cuité, e Paulo Moura (Natação), do campus Campina Grande.

Os Jogos Universitários Brasileiros estão sendo disputados em Goiânia, GO, desde a última quarta-feira, dia 18, e prosseguem até o dia 29. Participam da competição os 26 estados da federação e o Distrito Federal, somando cerca de sete mil participantes entre dirigentes, comissões técnicas, alunos-atletas, árbitros, voluntários e Comitê Organizador.

Estão sendo disputadas 20 modalidades: Atletismo, Badminton, Judô, Natação, Tênis, Tênis de Mesa, Vôlei de Praia, Xadrez, Basquetebol, Futsal, Basquete 3 X 3, Handebol, Taekwondo, JUBs Acadêmico, esportes eletrônicos e Vôlei. Natação, Tênis de Mesa e Atletismo também estão sendo disputados no paradesporto.

(Ascom UFCG)

Data: 24/10/2017