Hospital Universitário de Cajazeiras promove concurso de redação sobre funcionamento da rede de Saúde

Os dois primeiros colocados receberão tablets

Para onde devo ir quando estou doente? Este é o tema do 1º Concurso de Redação que o Hospital Universitário Júlio Bandeira (HUJB) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), está promovendo em Cajazeiras.

A atividade, que faz parte das comemorações do Mês da Criança, tem o objetivo de informar a população sobre como funciona a rede de Saúde e a importância de se dirigir aos locais adequados à necessidade do atendimento médico.

De acordo com a superintendente Mônica Paulino, o tema da redação vai alertar para esse importante assunto. “Geralmente, os serviços do HUJB são acessados por um perfil de usuários que não é prioritário, os quais buscam consultas, prescrição de medicamentos, exames ou encontram-se em condições clínicas que não caracterizam urgência ou emergência”, alertou.

Segundo a gestora, “apesar de ser um hospital de ‘portas abertas’, o HUJB tem como papel principal prestar serviços de urgência e emergência, enquanto que casos menos graves devem ser atendidos nos postos de saúde ou em Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Por esta razão, idealizamos este tema para chamar a atenção de alunos e pais quanto à necessidade de saber quais as unidades de saúde procurar em caso de necessidade”.

Na próxima terça-feira, dia 24, o tema da redação será abordado em uma peça teatral na Escola Estadual Desembargador Boto de Menezes, em Cajazeiras, na qual os alunos participantes do concurso poderão compreender o assunto e escrever acerca do tema. A peça será encenada por estudantes do curso técnico de Enfermagem da UFCG.

O concurso de redação acontecerá na quinta-feira, dia 26, com os estudantes de duas turmas do 5º ano da escola estadual. Os textos serão analisados por uma comissão julgadora e os dois primeiros lugares receberão tablets como premiação, além de poderem fazer uma visita ao HUJB com um acompanhante.

(Ascom UFCG, com dados do HUJB/UFCG)

Data: 20/10/2017