topo_cabecalho
PET Economia da UFCG vai promover Ciclo de Debates

Evento será realizado nos próximos dias 30 e 31

 

O Programa de Educação Tutorial (PET) em Economia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) vai promover nos próximos dias 30 e 31, no Centro de Extensão José Farias da Nóbrega, o XXII Ciclo de Debates em Economia. Dentre os temas a serem debatidos, as mudanças profundas ocorridas nas relações trabalhistas com a aprovação da lei da terceirização irrestrita e da reforma trabalhista.

 

De acordo com os organizadores, “torna-se imprescindível, nesse cenário, discutir, de forma crítica e responsável, as perspectivas e desafios para o mundo do trabalho, no século XXI”.

 

Confira a programação do evento.

 

30/10

 

14h às 18h - Minicurso – Prof. Msc. Diego Mendes Lyra (UAECON/UFCG) Trabalho, Conhecimento e Tecnologias: um olhar sobre os mercados.

 

18h30min – Abertura Oficial do Evento 19h00 – Palestra com a Prof.ª Dra. Denise Lobato Gentil (IE/UFRJ) A Questão Previdenciária Brasileira e a Proposta de Reforma do Atual Governo.

 

31/10

 

8h30min - Palestra com o Prof. Dr. Jucelino Pereira de Luna (DAEC/UEPB) Terceirização e seus Impactos e Desafios no Mundo do Trabalho: para onde estão indo os sindicatos?

 

9h30min - Palestra com a Prof.ª Dra. Roseli de Fátima Corteletti (UACS/UFCG) Terceirização e Trabalho Precário: um estudo no setor calçadista de Campina Grande.

 

14h às 18h - Minicurso – Prof.ª Dra. Isabel Lausanne Fontgalland (UAECON/UFCG) Atual Situação do Mercado de Trabalho Formal para Nível Superior/Mercado de Trabalho Feminino formal e informal.

 

18h30min - Palestra com a Prof.ª Dra. Marisa Silva Amaral (IE/UFU) A Superexploração da Força de Trabalho nas Economias Periféricas Dependentes: um limite estrutural à geração de emprego e renda.

 

19h30min - Palestra com a Prof.ª Dra. Gelfa de Maria Costa Aguiar (UAECOCN/UFCG) UBERização dos Transportes Urbanos na Paraíba: da subsunção formal à subsunção real do trabalho ao capital?

 

(Ascom UFCG)


Data: 17/10/2017