SBPC, ABC e Andifes pedem ao MEC o descontingenciamento de recursos das Universidades Federais

Em carta encaminhada nesta segunda-feira, 25, ao ministro José Mendonça Filho, as entidades pedem que, diante da decisão do Governo Federal de elevar em mais 12,8 bilhões de reais o déficit orçamentário de 2017, sejam liberadas integralmente as verbas das Universidades Públicas Federais para 2017

A SBPC, a Academia Brasileira de Ciências (ABC) e Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) encaminharam nesta segunda-feira, 25, uma carta ao ministro da Educação, José Mendonça Filho, pedindo o descontingenciamento dos recursos das Universidades Públicas Federais para 2017, diante da decisão do Governo Federal de elevar em mais 12,8 bilhões de reais o déficit orçamentário de 2017

O documento ressalta a excelência e o importante papel dessas instituições para o desenvolvimento econômico e social do País. “Estão sob a responsabilidade das Universidades Públicas Federais, neste momento, a formação de mais de um milhão de alunos de graduação e mais de 57% de todo o Sistema Nacional de Pós-Graduação, entre outras diversas atuações”, destacam.

Eles acrescentam ainda que as Universidades Públicas Federais têm contribuído com o desenvolvimento econômico e social do País, com ações que vão da formação em nível superior à produção científica, à inovação e à transferência de conhecimento para todos os setores da sociedade acrescentando. O descontingenciamento dos seus orçamentos, argumentam, terá impactos muito positivos para todos os beneficiados.

“Estando cientes da decisão do Governo Federal de elevar em mais 12,8 bilhões de reais o déficit orçamentário de 2017, vimos requerer a Vossa Excelência, em nome da comunidade acadêmica e científica do País, o descontingenciamento integral dos orçamentos de custeio e de investimento das Universidades Públicas Federais para 2017. Tal medida permitirá que as instituições reequilibrem as suas finanças e retomem ações fundamentais de seus Planos de Desenvolvimento Institucional”, afirmam as entidades na carta.

Leia na íntegra a carta aqui.

(Jornal da Ciência)

Data: 26/09/2017