topo_cabecalho
Posto Médico Odontológico da UFCG promove o Setembro Amarelo

Campanha visa prevenir o suicídio

 

Com o objetivo de contribuir na divulgação do Setembro Amarelo, campanha mundial de prevenção ao suicídio, a equipe do Posto Médico Odontológico (PMO) do campus sede da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) elaborou um panfleto explicativo sobre o assunto.

 

O tema, segundo o Centro de Valorização da Vida (CVV), ainda é tratado como tabu, apesar dos números. Os dados apontam que um brasileiro se mata a cada 45 minutos, ou seja, 32 vítimas por dia, sendo que pelo menos o triplo tenta tirar a própria vida. Calcula-se que cerca de 90% dos suicídios podem ser prevenidos.

 

No material produzido pelo PMO, intitulado Falar é a melhor solução, a equipe esclarece que especialistas em saúde mental identificam sintomas de transtorno mental, como depressão, transtorno bipolar, dependência química e esquizofrenia, na maioria das pessoas que optam pelo suicídio ou fazem tentativas, com sintomas leves, moderados ou severos.

 

O panfleto informa ainda que é possível evitar um suicídio com uma simples conversa. “A pessoa que está numa crise suicida se percebe sozinha e isolada. Nessa hora, ter alguém para conversar pode fazer toda a diferença. E qualquer um pode ser esse ‘ombro amigo’, que ouve sem fazer críticas. O importante é estar preparado para ouvir, respeitando o momento e a forma de pensar desta pessoa”.

 

O CVV é formado por um grupo de voluntários que oferece apoio emocional gratuito. Atende por telefone (141), chat, Skype, e-mail e pessoalmente.

 

(Ascom UFCG)


Data: 21/09/2017