UFCG integra Comunidade Acadêmica Federada (CAFe)

Plataforma permite acesso, por meio de uma conta única, a serviços oferecidos por 182 organizações

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) passou a integrar, neste mês de setembro, a Comunidade Acadêmica Federada (CAFe), federação de identidade gerenciada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) que reúne instituições de ensino e pesquisa brasileiras através da integração de suas bases de dados.

Através da CAFe, o usuário pode acessar, de onde estiver e por meio de uma conta única, os serviços de sua própria instituição e os oferecidos pelas 182 organizações que participam da federação. Essa autenticação elimina a necessidade de múltiplas senhas de acesso e processos de cadastramento, gerando uma relação de confiança.

Serviços de ensino a distância, acesso a publicações científicas e atividades de colaboração estão entre os maiores beneficiários da infraestrutura oferecida pela federação.

Dentre os serviços disponibilizados estão o Portal de Periódicos da Capes, Escola Superior de Redes (ESR), FileSender@RNP, Vídeoaula@RNP, Vídeo@RNP, Conferência web da RNP, EBSCOhost, Gisela Science Gateway, Global Environment for Network Innovations (Geni), Atlases, RedClara, ORCID, OTRS, RICeVI, Scopus e EduGain.

Confira aqui os serviços disponíveis e os procedimentos para acessar a CAFe.

(Ascom UFCG, com dados da RNP)

Data: 13/09/2017