Plataforma de proteção à propriedade intelectual de pesquisadores da UFCG é modernizada

Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (NITT) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) lançou nesta semana seu novo portal, totalmente atualizado e em dia com as novas tecnologias disponíveis.

Buscando melhorar o atendimento aos pesquisadores da instituição, assim como também apresentar uma identidade visual ao núcleo, a nova plataforma tem como objetivo alcançar todos os pesquisadores dos campi da instituição, integrando informação e acesso aos serviços de proteção das propriedades industriais.

Em linhas gerais, o site é mais uma facilidade ao trabalho desenvolvido pelo NITT, que, entre diversas atuações, consiste em auxiliar cientistas e pesquisadores no processo de inscrição de patentes, prospecção tecnológica, assessoria jurídica para contratos de transferência tecnológica e procedimentos de proteção de propriedade intelectual.

É possível acessar o novo portal clicando aqui.

Além de disponibilizar informação sobre regulamentação da propriedade intelectual, o Portal NITT estruturou os processos de solicitação de registros de Patente de Invenção (PI), Patente de Modelo de Utilidade (UM), Registro de Software, Registro de Marca e Registro de Desenho Industrial. A partir deste mês, os pedidos de depósito serão enviados via Portal NITT, e todos os respectivos formulários estão disponíveis na plataforma.

“A proteção da propriedade intelectual no ambiente acadêmico reforça a valorização do conhecimento gerado pelos pesquisadores e favorece a interação das universidades com as outras Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), com o setor produtivo e com a sociedade”, explicou o coordenador do núcleo, professor Nílton Silva, da Unidade Acadêmica de Engenharia Química, no Centro de Ciências e Tecnologia (CCT).

“A nova gestão, segundo o professor, busca seguir ampliando as ações iniciadas pelo professor Carlos Minor, gestor do núcleo desde sua criação, em 2008, até este ano. “Dessa forma, pretende-se contribuir para a disseminação da cultura da propriedade intelectual, desenvolvimento tecnológico e para melhoria do Ensino, Pesquisa e a Extensão”, finalizou.

Na UFCG, a proteção da PI reforçará a estratégia da Universidade na sua relação com a sociedade, nos termos de sua política institucional. Diversas atividades e ações vêm sendo realizadas em articulação efetiva com os professores/pesquisadores e em atendimento às demandas da UFCG no que se refere à proteção da propriedade intelectual, valoração e transferência de tecnologia e interações com outras instituições de ensino, centros de pesquisa e empresas.

(Ascom CCT/UFCG)

Data: 05/09/2017