topo_cabecalho
Pesquisadores da UFCG publicam estudo sobre planta do semiárido

Um estudo que aborda questões que marcam populações vegetais de referência nos sistemas ecológicos do Semiárido brasileiro foi publicado no periódico Brazilian Journal of Biological Sciences por integrantes e colaboradores do Laboratório de Ecologia e Botânica (LAEB) do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da UFCG, campus de Sumé.

 

O objetivo foi avaliar a influência de diferentes temperaturas da água como superação da dormência da semente em Mimosa ophthalmocentra Mart. Ex Benth. (conhecida como jurema de imbira) de forma simples e econômica, na região semiárida brasileira.

 

O artigo Hydrothermal treatments for overcoming dormancy in seeds of Mimosa ophthalmocentra Mart. ex Benth. (Fabaceae: Mimosoideae) está disponível na edição número 7 de 2017 da referida publicação.

 

"A eficiência na produção de mudas é decisiva para o resultado final da sua aplicabilidade. Portanto, são necessárias estratégias para assegurar um surgimento rápido e uniforme, especialmente quando está associada a métodos sustentáveis", diz o estudo.

 

A publicação foi assinada por Azenate Campos, Alecksandra Vieira, Riselane Lucena, Edna Ursulino, Carina Seixas, Amelya Lopes, Adriano Lopes e Francisca Maria Barbosa. "É uma importante sinalização de que estamos trabalhando e difundindo o conhecimento gerado e isto é o que define a base de atuação de todos os que estão envolvidos no LAEB", disse a coordenadora do Laboratório, professora Alecksandra Vieira.

 

(Assimp CDSA/UFCG)


Data: 25/08/2017