Artigo - Sistemas de comunicação e o meio ambiente

Benedito Antonio Luciano*

Recentemente, assisti na Universidade Federal de Campina Grande, a uma palestra proferida por um pesquisador da Universidade de Aveiro - Portugal, sobre o tema: Energy Efficient Future Wireless Communications.

Embora a abordagem tenha sido essencialmente técnica, posto que o pesquisador apresentou o estado da arte sobre os sistemas de comunicação sem fio e suas tendências, o que me prendeu a atenção foram os aspectos energéticos e ambientais envolvidos direta e indiretamente com o tema.

Em particular, gostei da forma como ele iniciou a palestra, correlacionando a necessidade de energia para promover a comunicação desde os tempos remotos, utilizando como ilustração um desenho de índios fazendo sinais de fumaça. No caso, a energia empregada para fazer a fogueira e produzir a fumaça provinha da queima da lenha, um recurso energético extraído da natureza.

Nos dias atuais, com a utilização cada vez mais extensiva de equipamentos eletrônicos, dentre os quais: computadores, aparelhos de televisão e celulares, a necessidade de energia para suprir esses equipamentos é crescente, ocasionando impactos sobre o meio ambiente, nas mais diferentes formas, na terra, na água e no ar.

Analisando o assunto de forma sistêmica, verifica-se que uma grande quantidade de energia é necessária para converter os diversos insumos retirados da natureza em componentes eletroeletrônicos utilizados na fabricação dos equipamentos nas linhas de montagem.

Dentre os insumos aqui referidos podem ser citados alguns elementos químicos, tais como: alumínio, boro, cádmio, cobre, cobalto, chumbo, estanho, ferro, fósforo, germânio, neodímio, níquel, ouro, platina, prata, samário, selênio, silício e tungstênio.

Em termos práticos, grandes quantidades de energia são demandadas para que esses e outros elementos químicos sejam processados e transformados em materiais condutores, isolantes, semicondutores e magnéticos a serem utilizados na fabricação de dispositivos e equipamentos eletroeletrônicos empregados nos sistemas de comunicação.

Atualmente, no contexto das comunicações sem fio (Wireless Communications), uma parte significativa energia elétrica envolvida no funcionamento do sistema é convertida em energia mecânica nos ventiladores (“coolers”) utilizados para conduzir para o meio ambiente o calor (energia) proveniente dos processadores e dos demais dispositivos presentes nos computadores.

Para o sistema elétrico, de forma geral, outra parcela significativa de energia elétrica disponibilizada é desperdiçada no prosaico ato de manter o carregador do celular conectado à tomada, depois de a bateria ter completada a sua carga, ou no ato de manter os eletrodomésticos no modo de repouso (“stand by”).

Em face desta realidade, na UFCG e em outras instituições, pesquisadores das mais variadas áreas trabalham no sentido de melhorar a eficiência energética dos sistemas elétricos e, particularmente, dos sistemas de comunicação, focalizando no uso parcimonioso dos recursos naturais e na preservação do meio ambiente.

Para tanto, eles atuam no sentido de reduzir perdas, eliminar desperdícios e diminuir drasticamente o descarte do lixo eletrônico, pois nele estão presentes as baterias e metais pesados, como aqueles presentes nas soldas, nos painéis fotovoltaicos e nas telas dos celulares.

*Benedito Antonio Luciano é professor do Departamento de Engenharia Elétrica da UFCG.

**As afirmações e conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta responsabilidade dos seus autores, não expressando necessariamente a opinião da instituição.

Data: 23/08/2017