Programa da TV Escola aborda novas profissões em ascensão

Carreiras tradicionais como medicina e direito seguem na lista das principais escolhas dos candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017, mas, a cada dia, novas profissões compartilham deste protagonismo, despertando o interesse dos estudantes. É sobre elas que o programa Hora do Enem, da TV Escola, vai tratar esta semana.

Professora de tradução, Simone Campos será uma das convidadas e vai falar sobre um campo que tem crescido, o de tradução para jogos eletrônicos. A entrevista com ela vai ao ar na quarta-feira, 16, mas a semana aborda, ainda, sociologia, astronomia e matemática, amada por uns e temida por outros.

Na segunda, 14 de agosto, direto de Portugal, o professor e apresentador do programa Isto é Matemática! participará da Hora do Enem. Também neste episódio, os candidatos que ficarem ligados vão aprender sobre proporção, com os Professores Wellerson Quintaneiro e Sandro Davison, que revisam uma questão da primeira edição do Enem 2016. Na terça, tem mais revisão, só que desta vez o assunto é sociologia. Os professores Walace Ferreira e Devyson Carvalho vão revisar uma questão da segunda aplicação do Enem 2015 sobre positivismo e a socióloga Ana Paula Carvalho bate um papo sobre os grandes autores da sociologia brasileira, abordando o tema cidades e planejamento urbano.

Na quarta, além da professora Simone, os professores Gustavo Gomes e Daniel Sanches abordam questões da segunda aplicação de 2015 sobre interpretação de texto. A física será tema do programa na quinta-feira, 17, quando a astrônoma Patrícia Spinelli conta sobre o projeto criado por ela para estimular o interesse de mulheres pela disciplina. Os candidatos que ficarem ligados também poderão rever, com os professores Célio Barros e Carlos Plaça, uma questão da segunda aplicação do Enem 2016 sobre mecânica.

A semana da Hora do Enem encerra com um episódio no qual será debatida a relação entre a má alimentação e o aumento do sobrepeso da população brasileira. Para isso, a Professora Milena Eich apresenta, na sexta-feira, 18, diversos pontos de vista sobre o tema e ensina os estudantes a utilizá-los na construção do texto sem correr o risco de fugir ao assunto.

Hora do Enem é apresentado por Land Vieira, e exibido de segunda a sexta, às 7h, 13h e 18h, na TV Escola, e também por streaming no portal da TV Escola, no canal do YouTube da emissora.

(MEC)

Data: 14/08/2017