CNPq recebe propostas de financiamento do Setor Empresarial

Já está no Portal do CNPq o CHAMAMENTO PÚBLICO/CNPq nº 001/2017, que tem como objetivo receber propostas de Pessoas Jurídicas de direito privado que têm interesse em aportar recursos voltados ao financiamento de projetos de ciência, tecnologia e inovação, e que visem a construção de parceiras.

De acordo com o Diretor do CNPq, prof. José Ricardo de Santana, "trata-se de uma ação de estímulo ao desenvolvimento tecnológico, que busca elevar a interação de empresas com instituições científicas e ampliar a participação do setor privado no aporte de recursos em ciência, tecnologia e inovação. Fomentar a inovação, que está na missão do CNPq, continua sendo um desafio para o desenvolvimento do País, que continua perdendo posições nos rankings de inovação, a despeito de ter um desenvolvimento científico considerável".

No presente Chamamento Público, os proponentes podem apresentar propostas nas seguintes linhas de interesse: i) apoio ao desenvolvimento de projetos científicos, tecnológicos e de inovação; ii) capacitação de recursos humanos em pesquisa e inovação, no País e/ou no exterior; iii) apoio a ações de divulgação científica, tecnológica e de inovação, e iv) intercâmbio entre Instituições Científicas e Tecnológicas (ICT) e empresas/indústrias.

O CNPq oferece 3 (três) possibilidades de construção da parceria para aporte de recursos das INTERESSADAS: i) aporte adicional de recursos em propostas ou projetos julgados com mérito pelo CNPq; ii) abertura de Chamadas Públicas conjuntas para a prospecção de projetos em tema(s) que seja(m) relevante(s) para as PARTES, e iii) Projetos específicos visando à criação de novos produtos, serviços ou processos ou que compreendam a agregação de novas funcionalidades ou características a produto, serviço ou processo já existente que possa resultar em melhorias e em efetivo melhoria de qualidade ou desempenho, mediante a associação de ICT e a INTERESSADA.

A proposta encaminhada ao CNPq passará por três fases: cadastramento, seleção e

habilitação. O cadastramento pode ser feito por meio de formulário simplificado, disponível no Portal do CNPq. Na seleção os critérios são a ordem de cadastramento; b) o valor a ser aportado; c) área de conhecimento; d) público alvo; e) potencial de impacto social, econômico ou de inovação; f) impacto esperado na cadeia produtiva do setor em que a INTERESSADA atua; g) tema considerado estratégico, segundo a Estratégia Nacional de Ciência e Tecnologia - ENCTI 2016-2022.

Apenas após essas duas primeiras etapas, ocorre a fase de habilitação. Nessa fase, o proponente deve apresentar a documentação completa, no intuito de ser firmado o Acordo de Parceria, a partir do qual é possível dar suporte técnico e financeiro às ações propostas.

As propostas podem ser apresentadas ao CNPq até o dia 30/06/2018, por meio do formulário disponível em http://cnpq.br/documents/10157/4031155/Chamamento_CNPq-CORI_001-2017.pdf

Para saber mais assista ao vídeo em: https://www.youtube.com/watch?v=7JOuUv50EcQ

(CNPq)

Data: 28/07/2017