Palestra sobre o DNA Barcode será realizada na UFCG em Sumé

Atividade acontecerá no próximo dia 02 de agosto

No próximo dia 2 de agosto, às 18h45min, no Auditório do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus de Sumé, será realizada uma palestra sobre o tema DNA Barcode: o código de barras da vida, a ser proferida pelo professor Rafael Trindade Maia.

O público alvo da palestra são os estudantes, professores, pesquisadores e técnicos da área de Biotecnologia e Biodiversidade. Para a participação será cobrada uma contribuição de R$ 5 visando a obtenção de declaração/certificado.

O dinheiro arrecadado será destinado para o projeto de extensão Construção de Modelos Didáticos para Compreensão das Ligações Peptídicas e do Gráfico de Ramachandran.

DNA Barcode

Em 2004, foi proposta uma técnica de identificação microgenômica que permitisse identificar qualquer espécie de modo rápido e eficaz. A técnica ficou conhecida como DNA Barcode (alusão ao código de barras óptico) e consiste na comparação de uma trecho de 650 pares de base do DNA mitocondrial, (mtDNA) o gene codificador da citocromo oxidase subunidade I (COI). Certas particularidades do mtDNA fazem dele uma ferramenta interessante para esse propósito: 1) Não possui íntrons nem pseudogenes; 2) Não apresenta recombinação; 3) herança predominantemente materna e haplóide; 4) fácil de se isolar, pois há várias cópias de mtDNA por célula. O COI é a região indicada para identificação devido às seguintes características: 1) É encontrado em todos os organismos aeróbicos; 2) Pode-se utilizar primers universais para sua amplificação; 3) A variabilidade interespecífica (entre espécies) é maior que a intraespecífica (dentro de espécies).

Saiba mais sobre o DNA Barcode no link: http://www.cdsa.ufcg.edu.br/cdsa/categorias/386-dna-barcode-o-c%C3%B3digo-de-barras-da-vida.html.

(Rosenato Barreto - Assimp CDSA/UFCG)

Data: 26/07/2017