Dissertação sobre Inclusão e estigmatização na universidade pública é defendida no Centro de Humanidades da UFCG

O Programa de Pós-Graduação em Sociologia - PPGS, do Centro de Humanidadades - CH, da UFCG, campus localizado na cidade de Campina Grande, promoveu na última sexta-feira, 19, na Sala Professora Nely de Lima e Melo, no Hall das Placas do CH (foto), mais uma defesa de dissertação. O trabalho defendido foi da mestranda Denize Zoraide Alexandria Fernandes, que apresentou sua dissertação sobre o tema: Inclusão e estigmatização na universidade pública: o caso do PEC-RP no curso de Ciências Sociais da UFCG.

Segundo Denize, o trabalho analisa o processo de constituição de duas identidades diferenciadas entre os estudantes do curso de Ciências Sociais: o do alunado do Programa Estudante Convênio-Rede Pública (PEC-RP) e o alunado não PEC (que ingressa na universidade principalmente através do vestibular), os quais têm suas imagens confrontadas em termos do desempenho acadêmico.

“Os jogos de atribuições de identidade e de seus significados, revelados pela pesquisa, tanto qualitativa quanto quantitativa, permitem compreender como as relações de poder operam nas novas configurações sociais criadas pela política de inclusão instituída pelo PEC-RP”, afirmou Denize.

A necessidade da ampliação do debate sobre as políticas de inclusão é outro fator defendido pela mestranda. “A problemática inserção do alunado PEC no curso de Ciências Sociais da UFCG e o estigma que lhe é associado possibilitam a ampliação do debate sobre as políticas de inclusão, de modo a incorporarem mecanismos de acompanhamento dos estudantes beneficiados por elas, depois do ingresso na universidade, evitando que integrem grupos minoritários estigmatizados no interior das instituições em que estão sendo acolhidos, situação que afeta tanto a credibilidade destas políticas quanto o processo de ensino-aprendizagem”, finalizou.

A banca examinadora foi formada pelos doutores Luís Henrique Cunha (orientador), Antônio Berto Machado e Lemuel Dourado Guerra Sobrinho, todos docentes da Universidade Federal de Campina Grande.

Data: 23/05/2006