Pesquisadores da UFCG desenvolvem tecnologia de purificação e pressurização de biogás

Invenção foi apresentada em seminário de pecuária realizado em Fortaleza

Pesquisadores da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) apresentaram projeto inovador no 21º Seminário Nordestino de Pecuária (PEC-Nordeste), realizado na última semana, em Fortaleza, no Ceará. Nilton Silva, professor da Unidade Acadêmica de Engenharia Química (UAEQ), do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), e Rossino Ramos, do Programa de Estudos e Ações para o Semiárido (Peasa), desenvolveram e expuseram na feira de agronegócio uma tecnologia de Purificação e Pressurização de Biogás.

O tema da feira, este ano, foi A água e o semiárido: uma nova postura, e os servidores da UFCG foram ao evento a convite do coordenador do seminário, André Siqueira, com o intuito de apresentar alternativas para o tratamento de resíduos de cadeias produtivas da pecuária no semiárido.

Os inventores atuam no Peasa da UFCG e têm como motivação o desenvolvimento de tecnologias adaptadas para o homem do campo, principalmente, na região do semiárido brasileiro.  A tecnologia com patente depositada pela UFCG atende ao problema de distribuição e armazenamento de biogás para biodigestores de pequeno e médio porte, melhorando o uso do biogás como combustível.

Essa invenção é um dos resultados do compromisso que o programa Peasa tem com o desenvolvimento regional, pautado também pelo incentivo e aporte dado pela Universidade e por parceiros, tais como o Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB), Sebrae e Incubadora de Agronegócios das Cooperativas, organizações comunitárias, Associações e Assentamentos Rurais do Semiárido da Paraíba (IACOC).

Maiores informações podem ser encontradas no site do evento.

(Eduardo Donida - Ascom CCT/UFCG)

Data: 11/07/2017