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Alunos do Campus de Sumé da UFCG desenvolvem sistema de controle de atendimento

O sistema foi criado para uso na coordenação do curso de Engenharia de Produção do CDSA

 

Buscando contribuir de forma eficaz e moderna na redução da espera em filas de atendimentos, alunos do curso de Engenharia de Produção do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da Universidade Federal de Campina Grande (CDSA/UFCG) desenvolveram um sistema de controle de atendimento - o TWC. O objetivo é diminuir as filas na coordenação do curso, principalmente em momentos de maior procura, como na matrícula de alunos.

 

O resultado surgiu a partir de pesquisas de opções dentro das mais modernas tecnologias de IoT (Internet das Coisas), sistemas de controle e identificação, ergonomia e design de produto. O sistema foi projetado de maneira interdisciplinar pelos alunos Alan Marques, Antônio Vaz, Phamella Oliveira, Murilo Amorim e Ivonielson Monteiro, em parceria com o Laboratório de Automação do CDSA.

 

"Esperar em filas de atendimento sempre é um incômodo para clientes e um motivo de preocupação para empresas e organizações. Sistemas modernos de auxílio ao atendimento têm sido procurados como forma de minimizar os impactos negativos e minimizar o tempo de espera", disse o professor Rômulo Augusto Ventura Silva, coordenador do Laboratório de Automação.

 

"Com o objetivo de substituir os sistemas convencionais baseados em senhas e similares, o TWC utiliza cartões coloridos mais intuitivos e lúdicos para a identificação dos clientes. Ao chegar na coordenação, o usuário pega um cartão, aproxima do equipamento que identifica através de RFID, e  adiciona a sua cor na fila, que é exibida no painel remoto através de WiFi. O coordenador tem o controle de chamada também através de WiFi, o que permite que ele continue chamando cartão após cartão que, posteriormente, são recolocados no local de acesso do sistema", explicou o professor.

 

De acordo com o professor Rômulo, as principais vantagens sobre os sistemas convencionais são a simplicidade de uso, baixo custo do equipamento e reutilização dos cartões.

 

O equipamento é totalmente autônomo, funcionando com bateria recarregável e transmitindo as informações via WiFi, podendo ser gerenciado a partir de computadores, celulares ou tablets e ter o seu painel baseado em computadores com monitores, Smart TVs ou outros dispositivos que tenham acesso à Internet via rede sem fio. A identificação dos cartões é baseada no padrão RFID de ultra alta frequência, sendo também compatível com Near Field Communication (NFC) -  tecnologia que permite a troca de informações sem fio e de forma segura -,, podendo, assim, em versões posteriores, utilizar celulares, pulseiras, chaveiros ou outros padrões de identificação compatíveis com o NFC ou RFID.

 

(Rosenato Barreto - Ascom/CDSA/UFCG)

 


Data: 22/06/2017