Ex- aluno da UFCG assume posição de destaque em multinacional

Francivaldo Lemos, graduado em Engenharia Mecânica, foi convidado para trabalhar na sede italiana da Iveco

Volkswagen, Mercedes, Volvo, Ford. Essas são algumas das empresas por onde Francivaldo Lemos já passou, mas seu maior desafio profissional virá nos próximos meses: é que a Iveco, umas das principais fabricantes de veículos pesados, caminhões, ônibus e utilitários leves no mundo, convidou o brasileiro para se juntar ao quadro de funcionários da multinacional, em Torino, na Itália, sua sede oficial.

Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Francivaldo já integra o centro de desenvolvimento da Iveco, em São Paulo, onde desenvolve carros do zero e já criou inúmeras soluções, a exemplo da adequação de veículos italianos ao mercado brasileiro.

“Na empresa, cheguei a ser engenheiro de chassi da escuderia Iveco na Fórmula Truck. Fomos campeões em 2013, com um carro projetado do zero, a suspensão toda desenvolvida por mim”, revela com orgulho.

Em 2014, assumiu a coordenação técnica da área de inovação ficando responsável por diversas patentes propostas. Seu desempenho levou a Iveco a convidá-lo para integrar a equipe da empresa na Itália.

“Foi totalmente uma surpresa. Eu até sabia que estavam planejando me chamar para passar uns anos, talvez dois ou três, para trabalhar em um projeto específico. Mas agora é diferente: o plano é que eu fique em definitivo na Itália. Estou muito feliz! Lógico que é uma mudança de vida absurda, mas também incrível. Tudo está a mil e gosto disso, não me assusto, meu combustível é o desafio. É uma experiência única e espero aproveitá-la da melhor forma possível”, comemora.

A história de Francivaldo é cheia de desafios, superações e conquistas e o Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) da UFCG faz parte dessa trajetória. Quer conhecer a história completa? Clica aqui.

(Eduardo Donida - Ascom CCT/UFCG)

Data: 20/06/2017