Prêmio reconhece professores de escolas públicas

Os interessados podem se inscrever até o dia 25 de agosto

Estão abertas, até 25 de agosto, as inscrições para o Prêmio Professores do Brasil, uma iniciativa do Ministério da Educação juntamente com instituições parceiras, entre elas a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que busca reconhecer, divulgar e premiar o trabalho de professores de escolas públicas que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula.

Em 2017, o Prêmio está em sua 10ª edição e convida todos os professores de escolas públicas da educação básica a se inscreverem enviando um relato de prática pedagógica desenvolvida com seus alunos. Os relatos serão avaliados e poderão ser selecionados para uma premiação estadual, regional e nacional.

Seis categorias compõem o Prêmio este ano: Educação infantil (creche); Educação infantil (pré-escola); Ensino fundamental 1º, 2º e 3º ano (ciclo de alfabetização); Ensino fundamental 4º e 5º ano; Ensino fundamental 6º ao 9º ano; e Ensino médio.

Prêmios

Na etapa estadual receberão uma placa em sua homenagem os professores autores dos relatos de prática selecionados entre os três mais bem avaliados, por categoria, em cada unidade da federação (UF), totalizando 486 premiados. Passarão para a seleção regional 162 professores autores dos relatos de prática selecionados como o melhor de sua categoria em sua UF.

Na etapa regional serão premiados 30 professores, sendo um por categoria de cada região geográfica, que receberão cada um: R$ 7 mil, troféu e uma viagem de 8 dias para a Irlanda, em 2018, para participar de capacitação custeada pela Capes.

Na etapa nacional, além dos prêmios recebidos nas etapas estadual e regional, os seis professores autores dos melhores relatos de prática pedagógica, um de cada categoria – dentre 30 trinta classificados na etapa regional – receberão adicionalmente cada um: R$ 5 mil e troféu.

As escolas nas quais foram desenvolvidas as 30 experiências selecionadas na etapa regional serão premiadas com placas comemorativas e equipamentos de informática/conteúdo educacional que facilitem o processo de ensino/aprendizagem.

Temáticas Especiais

Além disso, haverá premiações em temáticas especiais. Segundo o regulamento, durante a etapa de avaliação regional, o Comitê de Avaliação selecionará, dentre os 162 relatos de prática pedagógica oriundos das etapas estaduais/distrital, os melhores relatos que receberão uma premiação especial por apresentarem em seu relato de prática pedagógica um dos seguintes temas: Esporte como estratégia de aprendizagem; Conservação e uso consciente da água; Estímulo ao conhecimento científico por meio da inovação; e Uso de Tecnologias de Informação e Comunicação no processo de inovação educacional.

A premiação é diferente para cada um dos temas. Os detalhes estão no regulamento.

Podem concorrer ao Prêmio professores de escolas públicas da educação básica. Para participar, é preciso realizar a inscrição por meio da página eletrônica do prêmio.

A previsão é de que o resultado final seja divulgado em dezembro.

(Capes)

Data: 31/05/2017